Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A União: longevo e moderno!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ao receber a edição do jornal A União (o impresso) deste 2 de fevereiro, eis que logo me chama a atenção a notícia de que referida data corresponde ao aniversário de 129 anos deste que é o único veículo que, nesse formato, permanece com edições diárias na Paraíba. Já não mais contamos com O Momento (e faz tempo), O Norte, Diário da Borborema, Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba, este tendo deixado de circular em 4 de abril de 2020 e que nascera em 5 de  agosto de 1953, permanecendo ativo e altivo nestes últimos anos graças  à competência e mesmo o “querer” do empresário Roberto Cavalcanti.

Imagino não ser fácil a sustentabilidade econômica de um jornal  impresso nos tempos de hoje. Até me lembro que já em começo dos anos 2000 (penso que em 2003) um outro competente empresário, José Carlos da Silva Junior (agora ajudando a empreender nos céus), em bate-papo antecedente à solenidade promovida pelo CRA/PB (Conselho Regional de Administração) para a entrega de título de “Administrador Emérito” ao então Presidente do TJ, desembargador Marcos Souto Maior, ele – José Carlos – dizia das dificuldades que o Jornal  da Paraíba suportava “pra sobreviver”. (É pertinente e justo aqui registrar que, afora o desembargador Marcos Souto Maior, “Administrador Emérito” daquele ano, antes já haviam recebido a mesma diplomação do CRA-PB os empresários Roberto Cavalcanti e José Carlos  da Silva Junior, além do executivo Manoel de Deus e o então presidente do TCE, conselheiro Flávio Sátyro Fernandes).

Mas, especificamente sobre A União, fica claro que sua sustentabilidade econômica, por si só, deve ser de muita dificuldade, para não dizer “deficitária”. Suporta-se, portanto, e continua firme e muitíssimo contribuindo, todos os dias, para o bom jornalismo e sobretudo para o desenvolvimento cultural da Paraíba, mercê do apoio financeiro do Governo do Estado que, atualmente, sob a gestão do governador João Azevedo, entende esse apoio não só como um dever estatal, mas, também, como elemento fortalecedor da educação. E fica a certeza de que o Estado, por todos os seus governos, assim continuará apoiando a longevidade cada vez maior de A União, até porque, igualmente – como informado pela jornalista Cláudia Carvalho – esta data, 2 de fevereiro, é Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Dia do Agente Fiscal: tanto a santa quanto os servidores prontos para atuarem de modo a não faltarem recursos financeiros à cotidiana atividade de A União!

Neste momento de aplausos e regozijos, uma só observação para que A União ganhe nota mais que 10: sua página “Opinião” precisa mais se abrir a opiniões mesmo, jornalisticamente falando. Os três artigos que compõem a respectiva página sempre tem em seu Editorial o que seja um artigo competente e adequado a esse espaço. Os outros dois  artigos dessa mesma página, embora sempre belíssimos, nem sempre são adequados a tal espaço… algumas vezes contam histórias até de sítios ou da Paraíba (e repito: belíssimas crônicas) mais se adequando ao espaço de “Cultura”. Para que  essa Página “Opinião” mostre-se mais que nota 10, poderia a direção do Jornal  inclusive ceder, vez por outra, os respectivos espaços para opiniões de parlamentares que se expressem como de oposição ao Governo, ao lado publicando contraponto assinado por parlamentar dito da situação. Ou  seja: como já  dito por Gonzaga Rodrigues em crônica de seu livro “Notas do meu lugar”, para que o Jornal não fique parecendo um veículo só chapa branca e passe mesmo a ser, em vez de apenas do Governo, o seja preponderantemente do Estado.

Com meus aplausos e agradecimentos pela existência de A União, esta é a minha opinião.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

hamburguerer (2)

Pela primeira vez em João Pessoa, festival do hambúrguer reúne sabor e música

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

joaoazevedoclose

João Azevêdo não vê manobra da base aliada em aprovação da ‘desconvocação’ de secretário na ALPB