Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura de João Pessoa inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 até 11 anos de idade, neste domingo (16), das 8h às 16h, no Parque Solon de Lucena e no Parque Arruda Câmara (Bica). Os primeiros grupos a serem imunizados serão as crianças com deficiência permanente ou que tenham alguma comorbidade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Margareth Diniz, cerca de 80 mil crianças deverão ser imunizadas na Capital, após a ampliação para outros grupos dentro dessa faixa etária. “A princípio serão os grupos prioritários. Na sequência, nós ampliaremos essa vacinação e esperamos que, em dois meses, tenhamos atingido nosso público-alvo”, afirmou Margareth Diniz.

Serão incluídas posteriormente as crianças indígenas, quilombolas, aquelas que vivem em lar com pessoas de alto risco para evolução grave de Covid-19 e as crianças sem comorbidades em ordem decrescente de idade. Será aplicado o imunizante da Pfizer, com dose reduzida, que equivale a 1/3 da dose normal.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, os pais ou responsáveis pelas crianças deverão estar presentes, manifestando sua concordância com a vacinação. “No caso da ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito”, explicou. No primeiro dia de vacinação para esse grupo, não será necessário realizar agendamento.

Documentação para crianças

No momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade ou deficiência.

Comorbidades

São consideradas comorbidades para o público infantil pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensa; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; Cirrose hepática.

Dúvidas

A Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagem via Whatsapp para os números: (83) 98600-4815 ou (83) 98699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: [email protected].

Diversão

Quem for participar da campanha de vacinação neste domingo também poderá curtir uma série de atrações preparadas pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). No Parque Zoobotânico Arruda Câmara, terão apresentações de palhaços e teatrinho. Já no Parque Solon de Lucena, haverá show de um grupo de artes, com personagens infantis.

Confira a relação dos postos de vacinação neste domingo (16):

Parques – 8h às 16h (sem agendamento)

1ª dose: 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade

Parque Solon de Lucena (Centro)

Parque Arruda Câmara (Tambiá)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito