Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Coordenadoria do TJ cria instagram para denúncias de violência doméstica

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dando continuidade às ações preventivas de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado da Paraíba e preocupada com o aumento dos casos de violência doméstica e familiar em tempos de pandemia, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba criou um instagram (@coord_mulher_tjpb), como mais um canal de comunicação, no qual vítimas, familiares e qualquer pessoa possam denunciar as ocorrências.

“Os índices de violência têm aumentado, assustadoramente. Entretanto, nem sempre, as vítimas denunciam os agressores e isto ocorre pelos mais variados motivos, o que não podemos mais suportar. Porquanto, todos têm direito de viver em paz e ter uma vida pautada na violência é motivo de transtornos na vida de todos os entes de uma família, causando uma desestrutura, principalmente, psicológica, que pode levar a sérias consequências. Por isso, a Coordenadoria de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal, preocupada, com essa realidade, disponibilizou o instagram”, explicou a coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça da Paraíba, responsável pela Região do Litoral, juíza Anna Carla Falcão.

A magistrada convidou toda a população para que colha as informações das iniciativas da Coordenadoria, de todos os juízes paraibanos, bem como da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher disponibilizadas no instagram. Anna Carla salientou, ainda, que, por meio dessa ferramenta, todos os cidadãos podem esclarecer as dúvidas e deixarem sugestões. “Responderemos a todas as perguntas que nos forem direcionadas, de forma sigilosa ou não, dependendo do assunto abordado e orientaremos quanto ao direcionamento necessário, caso a caso”, comentou a juiza coordenadora.

O juiz coordenador da Mulher do TJPB, que responde pela região de Campina Grande, Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior destacou que a adesão da Coordenadoria da Mulher às redes sociais, em especial o instagram, é mais uma forma que o Tribunal de Justiça busca para enfrentar a violência contra a mulher, em especial a violência doméstica. “Por meio dessa ferramenta, pretendemos divulgar não só as atividades da Coordenadoria, como também apresentar atualizações das matérias jurídicas e legislativas acerca do tema, com vistas a incentivar a conscientização de que denunciar casos de violência doméstica é sempre o primeiro passo para se evitar feminicídios”, alertou.

Além do instagram da Coordenadoria, há, também, outros mecanismos que podem ser utilizados para denunciar, a exemplo do 190 Polícia Militar (casos de emergência); 197 Polícia Civil (denúncia anônima); 180 Centro de Atendimento à Mulher; www.delegaciaonline.pb.gov.br (solicitar medida protetiva nos casos de ameaça, injúria, calúnia e difamação), bem como a Campanha Sinal Vermelho.

A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Paraíba é órgão de combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, buscando dar efetividade à Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e apoiando Unidades e magistrados do Estado da Paraíba no cumprimento das diretrizes da legislação específica.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026