Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB realiza ‘força-tarefa’ para transferir cães abandonados e evitar ataques

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está realizando, nesta quarta-feira (1º), a transferência de cães abandonados no Campus I, em João Pessoa, para um espaço apropriado localizado no Núcleo de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Nuppa), que é do Centro de Tecnologia, mas localizado na unidade da UFPB no bairro de Mangabeira. A ação é uma iniciativa da gestão da UFPB em parceria com grupos que atuam em defesa dos animais na instituição, com o objetivo de proteger os cães e evitar ataques desses animais às pessoas.

De acordo com Edivânia Almeida, que coordena o projeto de extensão Animais Comunitários da UFPB, a ação é importante para evitar ataques desses cães a pessoas, a animais silvestres e aos gatos que estão em situação de abandono e são muito agredidos e até mortos por eles. Segundo ela, de janeiro até agora, contabiliza-se que quase cem gatos foram atacados de forma trágica.

Edivânia explicou que existe uma matilha conhecida por três cadelas que nasceram no Campus I da UFPB, conhecido como as Margaridas, além de outros dois cães machos. A coordenadora do projeto de extensão Animais Comunitários informou que eles receberão todo cuidado devido, garantindo seu bem-estar.

“Vamos tentar adestrador para ressocializá-los para que no futuro eles possam ser adotados, pois a intenção não é mantê-los lá no Nuppa. Vamos tentar de todas as formas fazer com que eles vivam em um ambiente tranquilo para facilitar com que a equipe ofereça esse tratamento, objetivando a socialização deles”, explicou.

A vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, disse que os cães estão sendo transportados em um veículo adequado e receberão cuidados veterinários, além disso, a ação é acompanhada por biólogos.

“Foi formado um grupo multidisciplinar envolvendo diversas pessoas ligadas à causa do bem-estar animal, integrantes de vários projetos da UFPB, dirigentes, docentes e técnicos de Centros da instituição no intuito de resolver o problema dos cães abandonados aqui no Campus I”, explicou a Vice-reitora Liana Filgueira.

Também integram essa ‘força-tarefa’ a coordenadora do Nuppa, Sônia Maria Galdino Justino da Costa, o diretor do Centro de Tecnologia, professor Marcel de Gois, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor João Euclides, a técnica administrativa do CCS Adriana Tiyoko Ura, do projeto Sem Abandonos na UFPB, Edivânia Almeida, que coordena o projeto de extensão Animais Comunitários da UFPB, professor Eduardo Sérgio, docente do Centro de Ciências Médicas (CCM), o Núcleo de Justiça Animal (NEJA), coordenado pelo professor Francisco Garcia, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, e outros servidores da UFPB engajados em projetos envolvendo a proteção dos animais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoode2024 (1)

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta

bardocuscuz1 (1)

MPF explica que Bar do Cuscuz só será liberado depois que resolver esgoto irregular

luizcouto1

Luiz Couto critica administração de Cícero Lucena em discurso na Câmara Federal

Eliza Virgínia

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Bar do Cuscuz em JP

Bar do Cuscuz é embargado e tem atividades suspensas após nova irregularidade

Concurso, freepik 1

Abertas inscrições do concurso para Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Djaniras, mostra de cinema feminino

Djaniras: Mostra de Cinema Feminino está com inscrições abertas até 3 de junho

PF operação contra abuso sexual infantil 2

Piloto de aeronaves é preso pela PF em João Pessoa em operação contra o tráfico internacional

Correios doações para o RS

Correios pede a moradores do Nordeste que priorizem doações de itens secos ao RS

Doações da PBGás para o RS

PBGás doa água, alimentos e agasalhos para desabrigados no Rio Grande do Sul