Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hospital Prontovida é alvo de fake news e rebate postagem sobre falsa morte

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital Municipal Prontovida foi vítima de notícias falsas, na tarde desta quinta-feira (18), divulgadas através das redes sociais. A postagem trazia vídeo apontando um vazamento de água no sistema de ar comprimido que abastece os respiradores mecânicos da unidade, em João Pessoa.

Através de nota oficial, a direção da unidade especializada esclareceu que o suposto problema não gerou qualquer prejuízo ao tratamento ou risco à vida de pacientes. “O mesmo estava realizando ventilação não-invasiva. Nesse sistema, existe um filtro que impede que tal situação ocorra. Mesmo assim, a equipe de manutenção foi acionada imediatamente para os devidos reparos, sendo trocado o ventilador mecânico que estava sendo utilizado, temporariamente, para realizar fisioterapia respiratória. Já no outro ponto, não havia paciente”.

A Direção do Hospital explicou que a manutenção dos equipamentos é realizada periodicamente (a cada 3 dias) através de empresa terceirizada. Também deixou claro que o paciente que ocupava o leito encontra-se em tratamento, sob os cuidados da instituição hospitalar e que não procedem quaisquer casos de óbitos relacionados a tal situação, como afirma o responsável pela postagem.

O Hospital Municipal Prontovida garante à população que o serviço está apto a prestar assistência de qualidade e responsabilidade aos pacientes, com a equipe médica, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem respeitando o dimensionamento de profissionais, de acordo com as resoluções dos órgãos fiscalizadores.

NOTA:

O Hospital Municipal Prontovida tomou conhecimento na tarde desta quinta-feira, 18 de novembro de 2021 de vídeos compartilhados em redes sociais referentes a um suposto problema no sistema de ar comprimido em um dos leitos de UTI da unidade.

Em nota, informamos que o fato noticiado não trouxe dano ao paciente. O mesmo estava realizado ventilação não invasiva. Nesse sistema, existe um filtro que impede que tal situação ocorra. Mesmo assim, a equipe de manutenção foi acionada imediatamente para os devidos reparos, sendo trocado o ventilador mecânico que estava sendo utilizado, temporariamente, para realizar fisioterapia respiratória. Já no outro ponto, não havia paciente. Assim, o problema foi solucionado através de revisão na rede de ar comprimido com troca do condensador, deixando um segundo condensador de reserva técnica no serviço. Enfatizamos que a manutenção é realizada periodicamente (a cada 3 dias) através de empresa terceirizada.

Vale ressaltar que, durante o processo de misturas de gases, pode ocorrer tal condensação, porém, existem barreiras de proteção em todo o percurso que antecede o tubo acoplado ao paciente. Além desse sistema, há a utilização de um filtro externo que é inserido entre tubo traqueal e o circuito do ventilador mecânico protegendo o paciente de causas externas, bem como dispositivos de segurança que alarmam, garantindo que as falhas sejam detectadas em tempo hábil sem causar prejuízo ao paciente.

O Hospital Municipal Prontovida garante à população que o serviço está apto a prestar assistência de qualidade e responsabilidade aos pacientes, com a equipe médica, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem respeitando o dimensionamento de profissionais, de acordo com as resoluções dos órgãos fiscalizadores.

Informamos que o paciente que ocupava o leito até a presente data encontra-se em tratamento, sob os cuidados dessa instituição hospitalar e que não procedem quaisquer casos de óbitos relacionados a tal situação.

João Pessoa, 18 de Novembro de 2021.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul