Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Bolsonaro fala em privatizar Petrobras para reduzir preço de combustíveis

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Brasília — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que, em razão das críticas que vem sofrendo pelo aumento do preço do gás de cozinha e dos combustíveis, já estuda a possibilidade de privatização da Petrobras. A afirmação foi feita em entrevista à rádio pernambucana “Novas de Paz”.

Na entrevista, ele também voltou a atribuir o elevado preço da gasolina à cobrança do ICMS (imposto estadual) sobre combustíveis e se eximiu de culpa:

— Sabe qual o imposto federal no gás de cozinha? Zero. Eu zerei em março ou abril e mesmo assim aumentou de preço. Essas verdades é que doem para muita gente. É muito fácil (falar): aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer.

Segundo fontes, o governo prepara a criação de um fundo para distribuir a arrecadação obtida com venda de estatais e dividendos de empresas para beneficiários de programas sociais.

Essa conta vem sendo chamada internamente de Fundo de Redução da Pobreza e, inicialmente, seria abastecida com a venda de ações da Petrobras.

Durante a entrevista, Bolsonaro afirmou que não deseja interferir na Petrobras, mas destacou que não tem margem de manobra para direcionar o preço.

— Eu não posso, não é controlar, mas melhor direcionar o preço de combustível. Mas quando aumenta, (dizem que) a culpa é minha. Aumenta o gás, a culpa é minha, apesar de ter zerado o imposto federal. Reconheço que não pode zerar o ICMS mas a cobrança não pode ser feita com um percentual sobre o preço na bomba — afirmou.

Impacto do ICMS

A questão do preço dos combustíveis e do gás de cozinha é um ponto recorrente nos discursos do presidente Bolsonaro, que culpa o ICMS cobrado pelos governadores pelas altas recentes.

Especialistas, entretanto, afirmam que outros fatores contribuem para o preço elevado.

O ICMS é um imposto estadual. No caso dos combustíveis, o percentual cobrado sobre o valor do produto varia de 25% (em São Paulo e outros seis estados) a 34% (Rio de Janeiro). Assim, quando o preço dos combustíveis aumenta, o valor arrecadado com o ICMS também aumenta.

Esse cálculo, porém, não é feito sobre o preço da gasolina ou do diesel vendido na bomba. Ele incide sobre um preço médio, atualizado a cada 15 dias. Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei para mudar como é feita essa cobrança.

Nos últimos meses, o petróleo tem subido com força no mercado internacional, ainda sob efeito da pandemia, que provocou um desajuste entre oferta e demanda pelo insumo. Há também uma maior restrição de produção pelos países da Opep, que reúne os grandes exportadores mundiais.

Mesmo que o Brasil seja autossuficiente em petróleo, extraindo quase a mesma quantidade do produto que consome, o país importa óleo refinado e exporta o insumo bruto, cujo valor é em dólar. Por isso, a taxa de câmbio impacta diretamente no preço nos postos.

 

 

O Globo Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos