Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O pessimismo e a infelicidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O jornalista e escritor Fernando Sabino, conhecido por suas crônicas bem-humoradas, nos ensinou que “o otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação”. Tal conclusão deveria ser o suficiente para que bebêssemos, diariamente, na fonte dos pensamentos e ações positivas. Mas, feliz ou infelizmente, torna-se quase impossível, por não se tratar de tarefa tão fácil. Em tempos bicudos, quem nunca ouviu falar que o “mar pode não estar para peixes”.

​Estudos científicos irrefutáveis mostram benefícios desfrutados tão somente por pessoas generosas na arte de ser otimista. Sim, sistemas imunológicos funcionam melhor; tratamentos respondem mais rapidamente; há ganhos nas relações sociais, profissionais, familiares; se adoece menos e, principalmente, alcança-se maior longevidade.

​A neurociência também tem comprovado como vive-se mais e melhor, à medida em que se adotam visões e comportamentos menos pessimistas. Nada daquele otimismo irracional, potencialmente tão perigoso e paralisante quanto o pessimismo desmedido. Mas, sim, a capacidade de positivar ações ante as intempéries cotidianas.

​De zero a dez, a vida pode até beirar o negativo, em razão do arsenal de adversidades tão comuns na atualidade. O que fazer, a partir de tal constatação, constitui o epicentro desse quebra-cabeça. Pensamentos ditos negativos ou não tão alentadores, a exemplo da constatação de que um sonho sucumbiu, o empreendimento não deu certo ou aquele relacionamento quase perfeito também naufragou, podem gerar ações extremamente positivas. Ou não… Simplesmente migrar para um pessimismo bastante prejudicial.

​São linhas tênues que permeiam atitudes e padrões comportamentais também estudados por meio da Psicologia Positiva, uma ciência que nada tem a ver com literatura de autoajuda. Esse campo científico pesquisa a felicidade, o bem-estar, resiliência, forças, sentimentos e traços positivos.

Longe da ideia de ativar a função Poliana (personagem da literatura juvenil, imortalizada por sempre vislumbrar o lado bom das situações ruins), quando o mais indicado seria enfrentar a realidade nua e crua, sem subterfúgios, da forma mais assertiva possível. Tampouco trata-se de uma certa ditadura da felicidade, que infesta as redes sociais, com suas fotografias e selfies cada vez mais distorcidos e incongruentes à vida real.

​É inegável que sentimentos otimistas e pessimistas perpassam toda a existência humana, com caminhos que podem agir contrário ou favoravelmente, nas duas situações. São recortes de vidas e momentos onde, paradoxalmente, até os pensamentos negativos poderão ser revertidos em ações positivas e histórias promissoras, segundo a Psicologia Positiva.

Portanto, na esmagadora maioria das situações, o otimismo caminha para ser mil vezes melhor. Só ele será capaz de sacudir a poeira e promover verdadeiras reviravoltas, lançando feixes de esperança em vidas que não mais faziam seus sonhos brilharem, como diz o poeta.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos