Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Rejeição: ferida que dói e sangra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O sentimento de rejeição se faz presente em vários momentos da vida, de forma real ou meramente imaginária, aflorando dores, revoltas e mudanças comportamentais. Seja na finitude de um enlace afetivo, quando apenas um deseja continuar a relação; na escolha de quem será promovido para determinada função; durante simples competição escolar ou mesmo nos chamados grupos sociais, constituídos por amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outros.

São inúmeras situações, capazes de provocar estragos e sofrimentos emocionais difíceis de serem superados. Sentir-se rejeitado ou excluído socialmente costuma ser doloroso, por mais que se busque dissimular, na vã tentativa de negar algum episódio considerado insuportável, constrangedor ou desconfortável.

Às vezes, segundo o criador da psicanálise, Sigmund Freud, ativa-se esse mecanismo de defesa, chamado “negação”, porque existe a percepção de que a dor do enfrentamento seria mais dilacerante. Envolto a tantas crenças limitantes e barreiras emocionais, o ser humano não encontra outra alternativa, senão refugiar-se na recusa à aceitação da realidade.

A profundidade dessa ferida emocional despertou o interesse da neurociência, um campo científico que estuda o sistema nervoso e suas relações com o comportamento humano. Pesquisas mostram que sofrimentos psíquicos, ante situações de rejeição, são decodificados pela mesma região neural responsável pelo processamento de dores físicas, a exemplo de lesões provocadas por uma queimadura.

Cada pessoa sente e descreve a dimensão do seu sofrimento de maneira peculiar. Quem nunca ouviu ou pronunciou expressões do tipo “coração partido” ou “um nó na garganta”, ao mencionar sensações e sobreposições de dores tão diferentes (física e emocional) e próximas ao mesmo tempo. Enfim, a rejeição provoca feridas latejantes, que não podem ser simplesmente ignoradas ou negligenciadas.

Trata-se de algo que afeta o ser humano e seus laços sociais, ocasionando prejuízos emocionais, cognitivos, comportamentais e à saúde de modo geral. Pode ser gatilho para o surgimento de depressão, pânico, ansiedade, estresse e, principalmente, baixa autoestima. Uma sucessão de respostas emocionalmente negativas, que, após instaladas, impõem percepções e limitações difíceis de serem ressignificadas.

Sentir-se preterido também pode gerar a sensação de que o investimento afetivo não valeu a pena. São muitas dúvidas em meio a tristezas, frustrações e poucas certezas. A busca pelo autoconhecimento constitui elemento importante, a fim de descobrir como a experiência da rejeição age e interfere no dia a dia. Só assim o ser humano inicia o processo de elaboração das perdas, promovendo reflexões e reavaliações acerca do que aconteceu.

Nesses casos, também são fundamentais demonstrações de carinho e apoio de amigos e familiares, além de assistência psicoterápica. Quando a vida prega peças e acena com aquele sorriso amarelo, um abraço amoroso ou palavra de afeto são verdadeiros bálsamos, para prosseguirmos na caminhada nossa de cada dia, com muito mais calma, positividade e vigor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre