Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeito de Sapé admite atraso de salários por causa de impasse na Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Servidores da Prefeitura de Sapé podem ficar sem receber o salário devido ao impasse gerado na Câmara Municipal. A suplementação orçamentária, reorganização necessária das despesas, precisa ser aprovada na Câmara; no entanto, a presidência da Casa tem ignorado o pedido e tenta barrar a votação. A falta de recursos também pode prejudicar a manutenção de serviços essenciais.

A situação chegou a contar com apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que intermediou um acordo entre os poderes, estabelecendo a votação do projeto na última terça-feira (28). Apesar do planejamento, a sessão foi cancelada na Câmara Municipal e o problema segue sem definição.

Sem consenso, o salário dos funcionários do poder executivo, que sempre acontece dentro do mês trabalhado, segue sem previsão de pagamento. Agora, o prefeito do município, Major Sidnei, pede colaboração dos parlamentares para que a população não seja prejudicada devido ao impasse que é político.

O gestor explicou que há recursos suficientes para efetuar os pagamentos, mas só poderá proceder quando realizada a suplementação, como prevê a lei. “É importante que os vereadores entendam que não se trata de interesse próprio, estamos falando de salários e serviços prestados à população. Essa postura só prejudica o povo e não combina com o dever público”, apontou.

Suplementação orçamentária – A autorização da realização de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) é necessária para remanejar valores e quitar as despesas da gestão. Atualmente, o município segue a dotação orçamentária feita pela gestão passada, que prevê apenas 10% de suplementação, valor muito abaixo do necessário. Embora insuficiente, o recurso poderá auxiliar nos custos da administração, como a folha de pagamento. Ainda assim, o dispositivo não foi votado pelos vereadores do município.

A série histórica da suplementação orçamentária do Executivo em Sapé foi de pelo menos 60%. O orçamento foi reduzido de 2020 para 2021 em quase R$ 10 milhões, e a suplementação reduzida de 60% para apenas 10%, comprometendo os atos da atual gestão.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo