Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Morte de Marisa Alverga gera luto de três dias em Guarabira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Morreu na manhã deste sábado, 18, em Guarabira, a poetisa, ex-secretária de Cultura, ex-presidente da Academia Guarabirense de Imprensa e radialista Marisa Alverga, de 83 anos. As primeiras informações dão conta de que ela teve complicações decorrentes de uma cirurgia no aparelho digestivo à qual foi submetida dois dias atrás.

Marisa foi secretária de Cultura de Guarabira na gestão de Zenóbio Toscano. Por causa de seu falecimeto, o prefeito Marcus Diogo decretou luto oficial de três dias. “Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento da nossa grande poetisa, Marisa Alverga. Em vida, foi uma colaboradora da cidade de Guarabira, amante das letras e das artes. A cultura guarabirense hoje amanhece mais triste. Amiga do nosso saudoso Zenóbio, juntos ajudaram a desenvolver muitos dos nossos equipamentos culturais existentes em nossa cidade. Nossos sentimentos e respeito a toda sua família. Em sua homenagem, decretamos luto oficial de três dias no município.”, frisou o prefeito.

O secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Tarcísio Pereira, também emitiu uma nota de pesar pela morte de Marisa:

“A Secretaria de Cultura e Turismo do município de Guarabira, em nome dos artistas guarabirenses e dos seus colaboradores, vem manifestar os votos de Profundo Pesar pelo falecimento da professora, escritora, poetisa e gestora cultural Marisa Alverga Cabral, ocorrido na manhã deste sábado, 18 de setembro de 2021.

Além dos inúmeros trabalhos realizados em vários setores ao longo das décadas, notadamente no segmento das artes e incentivo à criação, Marisa Alverga se destacou por seu trabalho como titular desta Secretaria de Cultura, na primeira gestão de Zenóbio Toscano como prefeito de Guarabira, na década de 80, e ainda nos dois mandatos da ex-prefeita Léa Toscano.

A passagem de Marisa Alverga pela Secretaria de Cultura foi marcada por importantes ações formativas e inserção dos artistas guarabirenses em diversas atividades, além de estabelecer parcerias com outras instituições e com estudantes da rede pública de ensino.

Por curiosa coincidência, numa data como a de hoje (18 de setembro), no ano de 2007, Marisa Alverga Cabral recebeu a mais alta comenda cultural da Paraíba, em sessão na Assembleia Legislativa deste Estado, ao ser distinguida com a Medalha Augusto dos Anjos, numa propositura do então deputado e seu amigo pessoal, o saudoso Zenóbio Toscano de Oliveira.

Naquela ocasião na Assembleia Legislativa, o então deputado Zenóbio Toscano declarou em seu pronunciamento: “Poucas vezes esta Casa praticou um gesto com tanto sentimento de justiça, como o fez, por unanimidade, com a nossa propositura, para a concessão da comenda Augusto dos Anjos, o paraibano do século, à ativista cultural Maria da Luz Alverga Cabral, a “Marisa dos sete instrumentos”.

São os votos de pesar e reconhecimento de todos que fazem a Secretaria de Cultura de Guarabira, para seus familiares e amigos.”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos