Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto de Estela Bezerra prevê criação do Vale Gás na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Diante de um quadro de 14 milhões de desempregado, alta taxa de informalidade no trabalho e com os sucessivos aumentos no preço do gás de cozinha (8 vezes só em 2021), é cada vez maior o número de famílias que passaram a substituir o botijão de gás, por fogão a lenha ou uso de álcool, na hora de preparar seu alimento. A consequência disso é o aumento dos casos de pessoas com queimaduras graves e até mortes. Na Paraíba,  projeto de indicação 667/2021, de autoria da deputada estadual Estela Bezerra, propõe que o Governo do estado institua o “Programa Vale Gás”, para as famílias cadastradas no Bolsa Família. O preço médio do botijão de gás na Paraíba está na faixa dos R$ 100.

O objetivo é amenizar a situação de precariedade e desproteção de milhares de famílias, seguindo exemplos de alguns estados, que passaram a lançar benefícios específicos para que elas pudessem comprar ou recarregar os botijões de gás de cozinha.

Para a autora do projeto, essa inciativa é importante e necessária. “Estados como o Maranhão e Ceará saíram na frente por entender que o gás de cozinha é um elemento fundamental para garantia da segurança alimentar. O Brasil hoje contabiliza o maior número de desempregados da nossa história e isso tem impacto principalmente nos bolsões de miséria e de pobreza”, diz Estela.

Além do Maranhão e Ceará, outros estados já adotaram a medida. São eles Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, que assim como o Projeto indicativo aprovado pela ALPB, contemplam as famílias inscritas no Bolsa Família.

No Congresso Nacional, tramitam pelo menos 9 projetos de lei (7 deles de deputados do PT) que criam o vale-gás para a população. Os textos propõem uma tarifa social para famílias de baixa-renda.

Dos projetos apresentados, somente um é de origem do Senado. Além disso, partidos de esquerda representam 90% dos autores das medidas para viabilizar o gás de cozinha para pessoas de baixa-renda.

Estela também aponta sobre o risco de queimaduras das famílias em situação de vulnerabilidade. “O alto custo e aumentos sucessivos do botijão de gás, impacta muitas famílias, obrigando-as a encontrar alternativas mais baratas para garantir a alimentação.  O uso de fogão de lenha e álcool tem causado uma série de acidentes, inclusive incêndios, sobretudo em comunidades mais vulneráveis e isso nós estamos acompanhando também aqui na Paraíba”, afirmou.

Por ser prerrogativa exclusiva do executivo, a deputada entende que o Governo do Estado deve acolher o projeto, “num gesto fundamental para a cidadania, para a segurança alimentar e para a preservação da vida e da saúde das populações mais vulneráveis”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino