Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comitê realiza ato e promete apresentar dossiê contra reitor nesta quarta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na Universidade Federal da Paraíba, composto por entidades e coletivos de todas as categorias da comunidade acadêmica, realiza nesta quarta-feira (25/8), às 9h, um ato público em frente ao prédio da reitoria do campus I da UFPB, em João Pessoa.

Na ocasião, será apresentado à sociedade “um dossiê sobre o processo de intervenção na universidade”. De acordo com a assessoria da Associação de Docentes da UFPB (ADUFPB), o documento “reúne fatos e comprova os danos da presença de um representante de Jair Bolsonaro na reitoria”, numa referência ao reitor Valdiney Gouveia. O texto promete provar situações graves, como repressão e censura, ataque a entidades representativas e movimentos, descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores e gestão subordinada ao alinhamento ideológico com a extrema direita.

Tanto o ato público quanto a divulgação do dossiê fazem parte da agenda de atividades da Semana Nacional de Luta contra a intervenção nas Instituições Federais de Ensino, deliberada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), e conta com o apoio e participação da Adufpb (Seção Sindical do Andes na UFPB).

“A adesão a essa atividade foi deliberada pela categoria docente na nossa última assembleia, realizada no dia 16 de agosto. É importante destacar que a comunidade universitária está unida e irá demonstrar todo o seu repúdio às ações antidemocráticas deste governo, expressas no processo de intervenção nas instituições de ensino, que sufoca o legítimo direito de professores, servidores e estudantes de escolher os seus reitores”, avalia o presidente da Adufpb, Fernando Cunha.

Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, mais de 25 instituições já sofreram intervenção do presidente na escolha de reitores e reitoras, com a nomeação de nomes não indicados pela comunidade acadêmica. Na UFPB, isso ocorreu em novembro do ano passado, quando Bolsonaro empossou o candidato menos votado na consulta feita à comunidade e com zero voto na formação da lista tríplice do Conselho Universitário (Consuni).

Atualmente, três universidades federais aguardam nomeações para suas reitorias – do Tocantins (UFT), de Santa Maria (UFSM) e de Goiás (UFG). Em outras dez, os mandatos de atuais reitores e reitoras vencem entre março e novembro de 2022. Ou seja, Bolsonaro ainda poderá interferir na escolha de reitores para as Federais de Minas Gerais (UFMG), do Oeste do Pará (UFOPA), do ABC (UFABC), do Sudoeste da Bahia (UFSB), de Santa Catarina (UFSC), do Acre (UFAC), da Bahia (UFBA), do Amapá (Unifap) e Fluminense (UFF).

Ato público contra a intervenção na UFPB

Data: quarta-feira, 25 de agosto

Horário: 9h

Local: Entrada do prédio da reitoria no campus I da UFPB, em João Pessoa

Atenção: Na ocasião, o Comitê de Mobilização vai divulgar o Dossiê da Intervenção na UFPB

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas