Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Visita de Michele Bolsonaro é marcada por agressões de apoiadores a jornalistas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A passagem da primeira-dama do Pais, Michele Bolsonaro, por João Pessoa, na manhã desta sexta-feira, 13, foi marcada por tumulto entre apoiadores do presidente e os jornalistas que trabalhavam na cobertura da visita. A confusão se deu no bairro dos Bancários onde Michele e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foram à Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) para o lançamento de um complexo hospitalar que vai ser construído em até dois anos no bairro e que terá como foco o atendimento a pessoas com deficiência ou doenças raras.

Lá, o blogueiro Maurílio Júnior questionou a primeira dama sobre o recebimento de R$ 89 mil em cheques depositados na conta dela pelo ex-assessor Fabrício Queiroz. Michelle não parou para falar com a imprensa. Já o comunicador foi xingado por apoiadores de Bolsonaro. Em outro momento, dois apoiadores do presidente xingaram as jornalistas Iracema Almeida ( Jornal A União) e Sandra Macêdo (Rádio 98 FM) sem qualquer motivação. Elas foram defendidas por colegas que também estavam no local para a cobertura jornalística e que impediram que uma eventual agressão física fosse praticada.

A senadora Daniella Ribeiro, o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e a API emitiram notas de solidariedade às profissionais de imprensa e repudiaram os ataques machistas.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAIBA – SINDJOR/PB

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba repudia veementemente os ataques proferidos contra jornalistas por ocasião da visita da primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro. Exercendo seu trabalho, duas jornalistas foram ofendidas e xingadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que por pouco não partiram para a agressão física.

A atitude dos simpatizantes do presidente reflete diretamente o desrespeito e os ataques repetidamente feitos por Jair Bolsonaro contra a imprensa.

É com grosseria, machismo e na tentativa de intimidação que Jair Bolsonaro se comporta cotidianamente, estimulando com isso a repetição de seu ódio contra os jornalistas, responsáveis por divulgar as informações que contradizem suas fake news.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba vai defender sempre a liberdade de expressão e o direito dos jornalistas se expressarem por acreditar no papel indispensável da imprensa para garantir a nossa democracia. Neste sentido, o sindicato vai procurar a identificação do grupo para a consequente punição dos agressores das jornalistas. Também destacamos a importância de que cada um dos veículos de imprensa onde as profissionais atuam manifestem seu repúdio ao episódio.

Prestamos nossa solidariedade às companheiras da imprensa paraibana Iracema Almeida ( Jornal A União) e Sandra Macêdo (Rádio 98 FM) pelo lamentável, gratuito e covarde gesto de desrespeito praticado contra duas valorosas profissionais que assim como os demais não se deixarão intimidar pelo destempero dos desinformados.

 

A DIRETORIA

**

API repudia ataques a jornalistas em João Pessoa e reforça defesa da liberdade de expressão

A Associação Paraibana de Imprensa vem a público repudiar veementemente episódios de ataques a jornalistas nesta sexta-feira, 13, em João Pessoa, durante passagem da primeira-dama, a senhora Michele Bolsonaro. Os ataques verbais, que por pouco não evoluíram para agressões físicas, partiram de militantes apoiadores do presidente Bolsonaro, principalmente direcionados a duas jornalistas mulheres, Iracema Almeida, do Jornal A União, e Sandra Macêdo, da rádio 98 Correio FM. Os xingamentos, além de ataques a liberdade de imprensa, são considerados machista e sexista.

Externamos, de forma destacada, nossa total solidariedade às excelentes jornalistas, que prestam um serviço ímpar para a imprensa paraibana. Trabalharemos para que todas estejam seguras em seus papéis de suma importância junto à sociedade deste estado.

Condutas como essa, fustigadas por lideranças políticas, não são aceitáveis em uma democracia, muito menos aceitas por nossa classe. É inadmissível, no exercício de suas atuações profissionais, as jornalistas serem atacadas por discursos descontrolados. Não calarão a imprensa comprometida com o Estado Democrático de Direito e com a atuação profissional de todos os jornalistas.

Seguiremos atuantes na defesa da imprensa livre e profissional. A API se coloca à disposição das profissionais para todo e qualquer auxilio.

Associação Paraibana de Imprensa
13 de agosto de 2021

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas