Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governador de Nova York renuncia após denúncias de assédio sexual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Andrew Cuomo, governador do estado de Nova York, nos Estados Unidos, renunciou ao cargo nesta terça-feira (10) após ser acusado de assédio sexual e conduta imprópria por 11 mulheres. Em pronunciamento ao vivo, ele informou que Kathy Hochul, vice-governadora, assumirá o cargo após uma transição de 14 dias, tornando-se a primeira mulher governadora de NY.

Cuomo é acusado de assédio sexual e conduta imprópria por 11 mulheres, incluindo atuais e ex-funcionárias do governo, em investigação que corre no escritório da procuradora-geral do estado, Letitia James. Durante seu pronunciamento, o governador negou qualquer intenção sexual nas ações, mas disse que “assume toda a responsabilidade”.

A renúncia de Cuomo acontece uma semana após o relatório da investigação ser publicado. Ele foi pressionado a renunciar após perder o apoio de outros democratas, incluindo Joe Biden, presidente dos EUA. Ex-aliado de Cuomo, Biden chegou a afirmar a jornalistas que que o governador “deveria renunciar” ao cargo. Em meio a ameaças de se tornar o segundo governador na história dos EUA a sofrer um impeachment, Cuomo renunciou.

No relatório da investigação, Cuomo é acusado de apalpar e beijar funcionárias, além de toques inapropriados, como colocar a mão por baixo da blusa de uma funcionária e passar os dedos pelo pescoço de uma policial que fazia sua segurança.

Além de descobrir que Cuomo “se envolveu em conduta que constitui assédio sexual sob a lei federal e do estado de Nova York”, o relatório também revela que o político retaliou pelo menos uma das mulheres por divulgar sua história e suas ações criaram uma cultura de escritório “cheio de medo e intimidação”.

Toques invasivos, beijos, piadas com fundo sexual, comentários com base em estereótipos de gênero, perguntas sobre maridos ou namorados, olhares ofensivos aos corpos das mulheres são algumas das denúncias que constam no relatório de 165 páginas contra o ex-governador de Nova York Andrew M. Cuomo, publicado pela procuradora-geral de Nova York, Letitia James.

Uma das vítimas, a ex-assessora Lindsey Boylan, foi punida por se manifestar em uma rede social contra Cuomo. Segundo o relatório, o Governador e a Câmara Executiva tomaram medidas para desacreditar Lindsey, vazando documentos internos confidenciais para a imprensa e um comunicado entre funcionários, depreciando a ex-assessora.

Uma outra mulher fala sobre a dificuldade de compreender quando o assédio se concretizava naquele espaço de trabalho, onde esse tipo de atitude era encarada como parte das interações sociais. “Você deveria encarar como um elogio se o governador te achasse bonita, se ele te achasse interessante o suficiente para fazer perguntas como essa. E embora fosse estranho e desconfortável, e não permitido em um ambiente de trabalho típico, eu pensava que era uma zona cinzenta. . . as regras convencionais não se aplicavam ali.”

Em sua defesa, o então governador afirmou ter sido mal-interpretado em seus comentários, além de negar outros acontecimentos.

No momento da divulgação do relatório, Letitia elogiu a coragem das denunciantes: “Estou inspirada por todas as mulheres corajosas que se apresentaram, mas, mais importante, acredito nelas e agradeço por sua bravura.”

 

Marie Claire

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito