Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Acusados da morte do ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, serão ouvidos hoje

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acusados e testemunhas da morte do médico e ex-prefeito de Bayeyx, Expedito Pereira, serão ouvidos nesta quinta-feira (10) no Fórum Criminal, em João Pessoa, onde acontece a primeira audiência de instrução do caso envolvendo o assassinato de Expedito.

A audiência acontece de forma presencial e semi-presencial, com a participação dos acusados. Na audiência serão ouvidos os dois réus, Leon Nascimento dos Santos, que foi apontado como executor do crime, e José Ricardo Alves Pereira, que é sobrinho de Expedito e apontado como o mandante do crime.

O terceiro envolvido no caso, que também é réu, Jean Carlos da Silva Nascimento, que teria intermediado a negociação entre Leon e Ricardo, foi ouvido e liberado, mas agora é considerado foragido, uma vez que está desaparecido desde que foi liberado.

Com faixas pedindo Justiça para Expedito, os familiares e amigos estão na frente do Fórum Criminal. A expectativa da família, de acordo com uma das filhas do ex-prefeito, Vânia Pereira, é que os réus vão à julgamento popular e sejam condenados.

Familiares e amigos de Expedito Pereira de Sousa instalaram outdoors em avenidas de João Pessoa e Bayeux pedindo justiça e a condenação dos acusados pela sua morte. Eles também, desde ontem (9), realizam atos públicos cobrando justiça. A mobilização está sendo coordenada por amigos e pelos filhos do ex-prefeito, Tânia, Vânia, Hellen e Pedro, que é advogado e atua na acusação dos réus.

O médico e ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira de Sousa, foi assassinado no dia 9 de dezembro do ano passado. Os acusados pelo crime são os réus Leon Nascimento dos Santos, apontando como executor do crime; José Ricardo Alves Pereira, sobrinho de Expedito e apontado como o mandante do crime, e Gean Carlos da Silva Nascimento, o intermediador.

O caso

Na denúncia contra os acusados, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) narra que em 9 de dezembro de 2020, por volta das 9h, na Avenida Sapé, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, o denunciado Leon Nascimento, a mando dos acusados Gean Carlos e José Ricardo, executou o ex-prefeito Expedito Pereira. Também consta na peça acusatória que José Ricardo se candidatou ao cargo de vereador de Bayeux, na última campanha eleitoral, contando com o apoio da vítima, que era seu tio, e com o trabalho dos acusados Gean Carlos e Leon Nascimento como “marqueteiros”.

A peça acusatória relata que o denunciado José Ricardo, no intuito de se eleger, passou a dilapidar o patrimônio da vítima, incluindo fraude e furtos relativos a bens imóveis, veículos, saques bancários e valores subtraídos do cofre da vítima. Narra ainda a denúncia que, em razão do insucesso na campanha eleitoral, e diante da dilapidação do patrimônio da vítima, os denunciados José Ricardo e Gean Carlos arquitetaram a morte de Expedito Pereira, escolhendo o denunciado Leon Nascimento para executar a vítima, o qual chegou, inclusive, a frequentar um clube de tiro, dias antes, para praticar a mira.

Na véspera do assassinato, de acordo com a denúncia, José Ricardo marcou um encontro com a vítima no “Bar de Jura” – um estabelecimento que fica próximo à residência da vítima, com a desculpa de que estaria com um vereador eleito da Capital, a fim de conseguir um emprego para a filha do idoso. Na manhã do crime, os denunciados Leon e Gean pediram emprestado uma motocicleta e Leon, portando uma arma de fogo, foi ao encontro e desferiu dois disparos contra a vítima, quando caminhava numa calçada em direção ao local marcado. O acusado fugiu e a vítima morreu no local. O reconhecimento do acusado e da motocicleta foi feito pela Polícia Militar, através de imagens de vídeo registradas pelas câmeras de vigilância instaladas na área. Chegando ao proprietário da motocicleta, a polícia identificou os demais acusados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes