Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em programa popular na TV, Dilma exalta feitos de Lula

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais pareceu um encontro de comadres do que propriamente uma entrevista a participação da pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, no Programa do Ratinho, no SBT, ontem à tarde. O apresentador rasgou elogios à convidada, do cabelo ao programa Luz para Todos. "Quem consertou esse cabelo, que agora está bonito?", perguntou o apresentador, sem rodeios.

Em relação à última pesquisa de intenção de voto, do Instituto Vox Populi, que mostra a petista à frente do principal adversário, o tucano José Serra, Dilma fez a linha modesta. "Ninguém vence eleições subindo em salto alto", disse. "Considero importante ter saído de uma posição modesta e hoje estar em um nível significativo, mas só se ganha a eleição no dia em que o povo põe seu último voto na urna."

Dilma aproveitou o clima bom e a audiência popular do programa para destacar feitos do governo Lula às classes mais baixas, aos quais atribuiu até mesmo a "política vitoriosa" com o Irã. Para ela, o respeito do Brasil lá fora seria fruto da melhor qualidade de vida dos brasileiros. "Porque ninguém respeita um pai de família que deixa seus filhos na miséria e nós tiramos 31 milhões de brasileiros da pobreza e 24 milhões da miséria, e pagamos a dívida externa", disse. "O presidente Lula nunca construiu barreiras, mas pontes."

Em plena campanha, a pré-candidata fez promessas. Sobre a reforma tributária, ela prometeu desonerar salários e investimentos, além de itens de necessidade básica como comida, remédios e energia elétrica com a reforma tributária. Dilma também prometeu levar a ferrovia norte-sul até São Paulo, e comparou o governo Lula, que segundo ela entregou 356 quilômetros de ferrovias e vai entregar mais 1003 quilômetros do Tocantins a Anápolis, em Goiás, ao dos ex-presidentes José Sarney, que teria feito "apenas" 95 km e Fernando Henrique Cardoso, 120 km. Disse, ainda, que o governo espera relatório do Tribunal de Contas da União para abrir a licitação do trem-bala entre Campinas-São Paulo-Rio.

No pingue-pongue final, a pré-candidata classificou José Serra de "um bom brasileiro", José Dirceu de "militante que tem o direito de se defender" e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como "um dos presidentes da América Latina com o qual a gente tem de conviver".

Eficiência. Mais cedo, em entrevista à rádio CBN, Dilma negou que o PT tenha aparelhado ministérios e agências reguladoras. Ela argumentou que o aumento de cargos comissionados no governo serviu para tornar o governo "mais eficiente". Para Dilma, o País precisa de "mais engenheiros, mais técnicos, mais professores e menos auxiliares de serviço geral". "O Brasil não precisa aumentar o estado, o estado tem que se mais eficiente", disse.

 

Estadão

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta