Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gadelha cobra reativação do Centro de Tradições Ciganas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“O deputado federal Marcondes (PSC-PB) classificou como “uma iniciativa muito feliz e muito oportuna” a Edição 2010 do Prêmio Culturas Ciganas. Gadelha aproveitou a circunstância para mostrar preocupação com a situação vivida pela comunidade cigana e disse que “o momento é ideal para reativar as atividades do Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI)”, primeiro Centro de Referencias Ciganas do Nordeste, localizado na região de Sousa.

Assim que soube desta edição do concurso, Marcondes Gadelha conversou com o subsecretário executivo de Cultura do Estado, David Fernandes, e elogiou o Prêmio Culturas Ciganas. “Falei com o secretário e ele me disse que prêmio é instituído para apresentações sobre diversos aspectos da cultura cigana. A parte de artesanato, gastronomia, linguagens, danças e manifestações artísticas em geral, tudo isso vai ser objeto de premiação para pessoas oriundas da comunidade cigana”, disse o parlamentar. A ação é do Governo do Estado, através da Subsecretaria Executiva de Cultura, juntamente com o Ministério da Cultura (MinC).

Gadelha, que foi um dos principais responsáveis pela obra do Centro, garantindo na ocasião parcerias e recursos, aproveitou para solicitar a reativação do CCDI. “Também pedi ao secretário para que tomasse iniciativa no sentido de reativar o Centro de Tradições Ciganas, que é chamado lá de Centro de Referência da Cultura Cigana, porque aquele Centro, que nós trabalhamos com muito carinho, estava meio abandonado. Houve o compromisso dele em revitalizá-lo e isso tudo fecha um leque de atividades fundamental para a gente afirmar a identidade dos ciganos de Sousa e a sua importância par a vida social e cultural da região”, explica

Conhecido pelo povo cigano como defensor e conhecedor da cultura cigana, Gadelha aproveitou o ensejo e fez questão de ressaltar a sua atenção para que os costumes e as tradições ciganas não se percam e explicou a necessidade de reativar o Centro. “A preocupação com a vida sedentária que os ciganos estão levando lá em Sousa é a de que eles fossem paulatinamente perdendo as suas raízes, perdendo a sua história, as suas origens e a sua cultura”.

O parlamentar completa afirmando que “essas ações vão exatamente resgatar aspectos da cultura cigana e fazer também com que eles voltem de novo a cultuar os seus valores, a história e as tradições”. Para aqueles que queiram saber mais informações sobre o Prêmio Cultura Cigana, basta acessarem o endereço eletrônico disponibilizado pelo Governo Federal: www.cultura.gov.br/diversidade.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul