Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anastácio diz que Economia ignorou pandemia em prol do negacionismo de Bolsonaro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) acusa o Ministério da Economia de ignorar a pandemia, em orçamento para 2021, para atender ao negacionismo do Presidente da República. “Não adianta inventar desculpa, até uma criança sabia que a pandemia não teria fim este ano.Esse foi mais um crime cometido pelo governo”, disse o deputado.

Frei Anastácio chamou de desculpa “esfarrapada”, o motivo alegado pelo Ministério da Economia em ofício enviado à CPI da Covid. “Dizer que achou que em 2021 a pandemia já teria acabado, é subestimar a inteligência do povo e dos membros da CPI da Covid no Senado. Essa desculpa fake não convence ninguém consciente no planeta”, afirmou.

O deputado relata que em todo mundo havia alertas e estudos mostrando que a pandemia seria duradoura. ”E aí entra uma pergunta: como a pandemia iria acabar em 2021, se em 2020 Bolsonaro não fez o mínimo esforço para combater a Covid? Na verdade, isso mostra a total falta de respeito desse governo genocida com o povo brasileiro”, disse.

Frei Anastácio lembra ainda que no orçamento enviado à Câmara não há nenhuma citação sobre a pandemia, nem destinação de recursos para combater a doença, nem tampouco para recuperação da economia.

“A peça orçamentária foi feita como se nada de anormal estivesse acontecendo no país. Enquanto isso, milhares de pessoas já morreram e continuam morrendo e, mesmo assim, ainda são ignoradas pelo governo. São mortes que poderiam ter sido evitadas, se Bolsonaro não tivesse recusado tantas propostas de compra de vacinas no ano passado. As vidas perdidas dessas pessoas não podem ficar impunes”, afirmou.

O parlamentar lembra que todo o orçamento gasto para combater a pandemia, este ano, será retirado do crédito extraordinário, que deve ser usado para gastos urgentes e imprevisíveis, que não é o caso da pandemia.

“Essa ação do Governo mostra um descaso intencional. Mesmo os países que já estavam com a negociação de vacinas em andamento, no final do ano passado, previam que a pandemia ainda duraria por meses no ano de 2021. Já Bolsonaro, sem comprar vacinas, achou que o vírus iria embora em um passe de mágica quando o ano de 2021 entrasse. Isso é conversa para boi dormir”, criticou.

Mortes

O deputado citou que de acordo com pesquisa do Dieese, apenas nesse primeiro trimestre, o número de desligamentos por mortes de funcionários com carteira assinada aumentou 71% em relação ao primeiro trimestre de 2020, quando a pandemia ainda estava chegando ao Brasil.

“São mais de 430 mil vidas perdidas. Imagine quantas dessas pessoas ainda poderiam estar vivas, se Bolsonaro não tivesse recusado tantas ofertas de vacina”, lembrou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas