Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campina Grande descarta aumento de passagens de ônibus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Bruno Cunha Lima esteve reunido, na manhã desta terça-feira, 11, na sede da STTP, com representantes do Sitrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros). Em mais uma rodada de discussões, Bruno deixou claro que o Município está empenhado numa solução da crise que atinge os serviços do transporte por ônibus na cidade, mas tratou de evidenciar dois pontos: a Prefeitura, historicamente, já vem dando sua contribuição, através de incentivos fiscais para o setor, que ajudam a desonerar os custos das empresas e, o que ele considera mais importante: não autorizará qualquer realinhamento da tarifa neste momento de pandemia e tampouco qualquer medida fiscal que implique em mais comprometimento dos recursos municipais.

Ao lado do superintendente Dunga Júnior e do secretário Gustavo Braga (Finanças), Bruno Cunha Lima destacou estar ciente da real situação das empresas, mas lembrou que a Prefeitura já vem fazendo sua parte, concedendo a isenção total do Imposto Sobre Serviço (ISS), o pagamento do subsídio do bônus mensal de passagens, além de ter implantado a Integração Temporal, atendendo apelo dos empresários, justamente para evitar a evasão física dos passageiros.

Bruno negou qualquer possibilidade de realinhamento da tarifa, até porque não realinhou outros tributos e taxas, a exemplo do IPTU, e que, caso fosse aumentada a tarifa de ônibus, afastaria mais ainda os usuários do sistema, o que agravaria a crise do setor.

O prefeito disse ainda que entrou em contato com outros municípios do porte de Campina Grande e que estão com as mesmas dificuldades, no sentido de buscar experiências ou alternativas para o transporte público urbano e concluiu que a solução precisa ser construída em conjunto com todos os interessados.

O bônus que é pago pela Prefeitura já é um benefício para os consórcios que prestam serviços em Campina, fomentando a utilização pelos usuários. Em termos de bonificação já foram pagos mais de R$ 1 milhão. O prefeito acrescentou que o Município não tem condições de injetar mais recursos no sistema de transporte público de Campina Grande.

“A Prefeitura tem feito um grande esforço na tentativa de uma solução para manter o sistema em operação e isso é visível, a exemplo de mensalmente quitar a bonificação das passagens, mas  infelizmente, a evolução da pandemia e o impacto no Município com internações e sua influência na econômica local tem dificultado outras ações. E temos feito muito, haja visto que outras cidades com mais poder econômico não estão fazendo o que Campina Grande faz”, destacou o prefeito.

Estudos

Já o superintendente Dunga Júnior disse que a STTP está concluindo estudos para melhorias de operação do atual sistema de linhas. Segundo ele, a perspectiva é de que, em 45 dias, esteja implantada uma reformulação de operação das linhas da região oeste que terá grande impacto nos custos do serviço e atendimento à população, otimizando a operação e reduzindo os custos nos deslocamentos das frotas.

O presidente do Sitrans, Alberto Nascimento, apresentando a planilha de custos operacionais das empresas, disse ao prefeito Bruno que apoia todo e qualquer estudo de melhorias para o sistema de transporte e que não tem restrições ao realinhamento da operação dos serviços. Disse, ainda, que a as empresas também irão apresentar propostas para a construção de solução, já que o sistema atual é executado desde 1983 e precisa ser repensado pelo Município como um todo sob pena de falência das empresas.

Ao final da reunião, o prefeito informou que vai esperar até o dia 13 de maio para que, numa nova reunião, as empresas apresentem sugestões e propostas para análise da STTP.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos