Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A maternidade é um grande dom

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Festejamos neste domingo o Dia das Mães. Sabemos da imensa importância de se ter a mãe por perto, “a mãe que ampara o filho com a sua ternura e compaixão, ajuda a despertar nele a confiança, a experimentar que o mundo é um lugar bom que o acolhe, e isso permite desenvolver uma autoestima que favorece a capacidade de intimidade e a empatia.” (Papa Francisco).

A relação materna é sempre um lugar em que devemos aprender a lidar com as dificuldades próprias da vida. Toda mãe, geralmente, sabe encorajar os filhos na superação de desafios. Não é possível educar filhos saltando o sofrimento e dificuldades. É bastante compreensível o primeiro impulso da mãe de blindar os filhos das dores, mas uma maternidade só será fecunda se se ensina os filhos a serem fortes.

Vemos facilmente nas mãos e atitudes de nossas queridas mães aquela bondade encontrada no jeito materno de Nossa Senhora. A Virgem Mãe de Deus educou o Menino Deus com a coragem própria de quem aprende a lidar com as dificuldades da vida terrena.

A bondade Mariana é um verdadeiro “exorcismo” nas culturas que desaprenderam a testemunhar o bem, a verdade. Como olhar para a bondade de nossas mães e não enxergar o bem e a verdade?! A maternidade é uma escola que nos educa para a cultura da verdade em tudo! Quantas lembranças guardamos de atos de verdades vindos de nossas mães. Elas nos deram ensinamentos que nos ajudaram na busca do real humanismo. A maternidade, dom vindo de Deus, não negocia com a mentira e o mal.

Precisamos também cultivar cada vez mais a valorização das mães idosas. Estas, por vezes, infelizmente, são postas de lado no ritmo frenético da vida moderna que levamos. Precisamos gastar mais tempo na companhia delas; colocar-nos do lado delas somente para, às vezes, só escutar seus queixumes. O fim da existência chega para todos e devemos ser presença solidária com aqueles que começam a se despedir da vida. Fala-se muito sobre qualidade de vida, e devemos buscá-la! Mas talvez a melhor qualidade de vida para nossas mães idosas seja a fiel companhia dos filhos ao seu redor: “(…) teus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa sentarão” (Sl 128,3).

Peçamos a Virgem Maria, Mãe Bondosa, que proteja todas as mães. Que este domingo dedicado a elas seja um sinal daquela presença dos filhos ao seu redor durante o ano inteiro. Àqueles que já não tem a presença materna nesta vida, fica o consolo da fé que nos lembra da Mãe de Deus a nos acompanhar em todos os nossos dias. Que nossas sociedades sejam cada vez mais marcadas pela bondade materna, para que sejamos vigilantes construtores de civilizações abertas a todos: crianças, jovens, adultos e pessoas idosas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes