Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Reitor da UFPB confirma cobrança de aluguel a DCE e demais entidades: “É lei”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, respondeu hoje aos questionamentos feitos pelo ParlamentoPb a respeito das queixas do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição que recebeu uma cobrança de R$ 870 mil referentes a 46 parcelas atrasadas de aluguel do prédio que a entidade ocupa. Valdiney negou que tenha havido perseguição, como o DCE chegou a apontar, e explicou que a cobrança está prevista em lei e deve ser cumprida, não apenas pelo DCE, mas por outras entidades que funcionam no campus da universidade.

“Legalmente não mudou nada, a única coisa é que estamos aplicando a legislação vigente, que inclusive não é recente, é de 1974. Em 2018, a Procuradoria Federal junto à UFPB já alertava sobre esse aspecto demandando a cobrança não somente do DCE, senão da ADUF, da Asip, do SintesPB, da Codisma, entre outras. Então, nós não podemos ceder o espaço gratuitamente, não há essa possibilidade, não há essa previsão legal”, afirmou o Reitor, acrescentando: “Nós só estamos seguindo o estrito comando da lei para que se passe a regulamentar essa situação”.

O Art 5º da Lei 6.120, de 15 de outubro de 1974, que “dispõe sobre a alienação de bens imóveis de instituições federais de ensino e dá outras providências”, prevê que “Em nenhuma hipótese será permitida a doação ou cessão gratuita, a qualquer título, de bens imóveis das instituições de que trata esta Lei”.

Como já foi adiantado pelo DCE da UFPB, a dívida cobrada não será paga. Diante disso, o reitor da UFPB afirmou que não haverá flexibilização: “Eles precisam responder de acordo com o que determina a lei. Não é uma faculdade do Reitor ou da Procuradoria Federal junto à UFPB, é que a lei determina e nós não temos como abrir mão dessa cobrança, não podemos ceder gratuitamente, e isso é bem expresso na legislação vigente. Inclusive, nós não somos contrários a que seja tudo gratuito, desde que a lei estabeleça. Se a partir de amanhã houver um entendimento ou decisão da Justiça de que devamos ceder gratuitamente, pode ter certeza que assim o faremos”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Anteriores

danielaabrasel

Abrasel-PB e Daniela Ribeiro debatem Programa de Retomada do Setor de Eventos

adrianoefabio

PSDB ingressa no STF contra eleição de Galdino e depois desiste

noitedaliteratura (1)

João Azevêdo prestigia “Noite da Literatura Paraibana”

leoabica (1)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara é opção de lazer no Dia do Trabalhador

venezianopc

Veneziano articula e Senado autoriza empréstimo de US$ 52 milhões para Campina Grande

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira