Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Com 311 enterros em março, Prefeitura descarta risco de colapso em cemitérios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem monitorando desde o início do ano, de maneira intensificada, a situação dos cemitérios públicos de João Pessoa. A pasta criou um gabinete de monitoramento permanente desses espaços, que realiza relatórios diários dos quantitativos de vagas e projeções para os meses seguintes. O trabalho faz parte do plano de contingenciamento da Secretaria no que diz respeito às vítimas da Covid-19 e tem assegurado a plena realização de sepultamentos na rede pública.

De acordo com o relatório do  gabinete, o mês de março encerrou com 311 sepultamentos de vítimas da doença, atendendo todas as normas exigidas pelos órgãos de saúde no que compete à prevenção da Covid.  “Conseguimos agir rápido e evitar esse colapso na nossa rede de cemitérios. Esses locais passaram muito tempo sem administração efetiva, que realizasse o monitoramento de jazigos num cenário de pandemia. Estamos atendendo a demanda com as vagas que possuímos e, pensando a longo prazo, caso seja necessário, temos um plano de vagas extras em execução, mas que felizmente, e graças ao nosso planejamento, ainda não precisaram ser utilizadas”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Além de reforçar todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs) de coveiros e demais funcionários que trabalham nos cemitérios da cidade, a Sedurb tem promovido capacitação constante junto a esses servidores, como forma de orientação ao cumprimento dos protocolos necessários. A pasta também contratou novos servidores, para reforçar o efetivo que atua nesses locais e intensificou as ações de manutenção e zeladoria nos cemitérios. Em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), serviços de poda, limpeza, reparos estruturais, pintura e manutenção, têm ocorrido diariamente nos cemitérios.

“Apesar dos protocolos para sepultamentos exigirem que as cerimônias ocorram de maneira mais rápida, a gente sabe que a limpeza e o zelo desses espaços são fundamentais. Diante disso, colocamos nossas equipes atuando nos cemitérios todos os dias, como forma de evitar o sucateamento desses locais, que passaram bastante tempo sem receber o devido cuidado”, reiterou o secretário.

Informatização dos cemitérios – A Sedurb está implantando em prazo recorde o sistema de informatização dos cemitérios públicos de João Pessoa. O serviço, inédito na administração pública da cidade, além de proporcionar uma maior agilidade no atendimento à população, vai garantir um monitoramento ainda mais eficaz do controle de vagas nesses locais. “Estamos num estágio avançado de implantação e ainda neste mês de abril vamos dar início à informatização dos nossos cemitérios. É um trabalho minucioso e que vai assegurar ainda mais a plena administração desses espaços”, frisou o secretário.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos