Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Chuvas… alagamentos… (infra)estrutura das cidades (I)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Entre estas quinta e sexta feiras, 25 e 26 de fevereiro, houve muita chuva pela Paraíba inteira, mas, pelo que as imagens mostraram, parece que as repercussões maiores em termos de alagamentos e até “estouros” de estruturas físicas urbanas, deram-se no âmbito da cidade de João Pessoa, isto, também, em função de sua própria alta densidade demográfica.

“Por conta da densidade demográfica?!… Como assim, se há tantas outras cidades com densidade demográfica maior?!…” – questionarão alguns. E têm razão: a densidade demográfica, por si só, não contribui para essas situações de alagamentos e “estouros” de equipamentos urbanísticos, não! Entretanto, não deixa de ser um elemento muito importante se a(s) cidade(s) não estiver(em) bem estruturada(s) urbanisticamente e sobretudo sem permitir que invasões e mais invasões de áreas ocorram com consequente construção de residências em locais não estruturados para tal.

Um pouco antes de elaborar estes escritos eu falara, por telefone, com o titular da Seplan-JP, José Williams Montenegro, a respeito de uma reunião realizada dia 5 deste mês com o “Grupo Pró-Bessa” em que ele – o secretário – participara como acompanhante do prefeito Cícero Lucena. E percebi, em função de outras conversações do secretário durante o telefonema, o quanto de sua preocupação por decorrência da avalanche de chuvas que caía na cidade, ele fazendo recomendações de providências sobre o assunto. Estou convicto, portanto, do comprometimento da Gestão Cícero Lucena, com toda sua equipe de auxiliares, em fazer, mesmo, de João Pessoa uma cidade propiciadora de qualidade de vida, correspondendo, pois, ao lema de “Cidade que cuida”… cidade com muito cuidado para com seu povo!

Como antes já sinalizado, realmente há muitas cidades com densidade demográfica bem maior que a de João Pessoa, sendo que o mais marcante exemplo é a de São João do Meriti, no estado do Rio de Janeiro. Lá, conhecida como “o formigueiro das Américas”, a densidade demográfica está em 13.024 habitantes por quilômetro quadrado, mais que três vezes a de João Pessoa (3.892 hab/km2).

Meu pensar é o de que essa desejada qualidade de vida, não só para João Pessoa, mas para a Paraíba por inteira, só é conquistável se formos capazes de interiorizar o desenvolvimento. E essa interiorização do desenvolvimento não se consegue só com as políticas públicas e obras governamentais até hoje prevalecentes. Este meu pensar, porém, detalharei na segunda parte deste texto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova

PM, viatura passando

Dois homens morrem e dois ficam feridos durante troca de tiros com policiais

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses