Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

JP, 3ª cidade mais antiga do país?!… Cadê Funjope, SEC e Setur?!…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Já faz tempo que leio reportagens, publicadas por veículos de comunicação daqui da capital paraibana, em que consta a informação de que “João Pessoa é a 3ª cidade mais antiga do país”.

A mais recente vez em que li tal informe foi na reportagem “Centro Histórico: berço da cidade será revitalizado”, veiculada em A União, edição do domingo 31-01-2021. E nessa reportagem há um tópico que bem enfatiza João Pessoa como a “Terceira cidade mais antiga do país”. Entretanto, no respectivo texto deixa claro a ela se referir como cidade/capital (“João Pessoa ocupa o posto de terceira capital mais antiga do país”).

Por conta de reportagens anteriores que não esclareciam aludir-se a “cidade/capital”, eu já pesquisara para saber quais as 10 cidades mais antigas do país… e na lista não consta João Pessoa. Constam Cananéia/SP, São Vicente/SP, Olinda/PE, Vila Velha/ES, Igarassu/PE, Recife/PE, Iguape/SP, São Mateus/ES, Salvador/BA e Vitória/ES.

Desta feita, considerando que a matéria de A União diz mencionar João Pessoa como cidade/capital, citando-a como a 3ª mais antiga do país, recorri ao “Google” para saber quais a 1ª e 2ª classificadas.

Como 1ª mais antiga consta Recife/PE, fundada em 1537; a 2ª corresponde a Salvador/BA, de 1549; e a 3ª não é João Pessoa… e, sim, Vitória/ES, fundada em 1551. Quer dizer: – João Pessoa é a 3ª cidade/capital mais antiga no âmbito do Nordeste, ela fundada em 1585. Antes dela, fundadas em 1551, 1554 e 1565, respectivamente, estão Vitória/ES, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. João Pessoa classifica-se, portanto, como a 6ª cidade/capital mais antiga do país, sendo – repetindo – a 3ª cidade/capital mais antiga do Nordeste. E aí imagino ser muito importante, caso estes dados que levantei via “Google” estejam corretos, que órgãos como Funjope, SEC/JP e Setur/JP adotem providências no sentido de que a história da cidade de João Pessoa seja exaltada e bem divulgada com os informes incontestáveis.

Claro que “não pega bem” a um órgão que cuida da cultura da cidade, como a Funjope, deixar que sobre esta cidade divulgue-se informe histórico não correspondente à verdade.

Também “não pega bem” a uma secretaria de educação (SEC-JP) deixar que se passe aos estudantes, de sua rede e das demais, algum dado histórico não verdadeiro.

Por fim, e por óbvio, uma secretaria de turismo (Setur-JP) igualmente não quer ver distorcidos os informes sobre a cidade que ela tanto se empenha em promover.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais