Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Esporte contra a pandemia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

É fato inconteste que a pandemia do novo coronavírus não acabou. Ao contrário, apesar de não podermos falar de uma segunda onda já que a primeira nunca terminou, os números de infectados e de mortes não deixam dúvidas de que após a eleições de novembro veio o repique.

De toda forma, precisamos aprender a conviver com o vírus enquanto a vacina tão desejada não chega. Passado o primeiro momento, em que beiramos o lockdown e tivemos que lidar com várias restrições de mobilidade, atualmente o desafio é ético, moral, individual e ao mesmo tempo de alcance e comprometimento que também devem ser coletivos: respeitar os protocolos sanitários para que possamos ter uma rotina mais aproximada da naturalidade ou, como passamos a chamar, do novo normal.

Praticar exercícios físicos, por exemplo, é um hábito que aumenta a imunidade, além de ajudar a reduzir um outro dano potencializado desde março quando começaram a surgir os casos da Covid-19 por estas bandas: os problemas mentais. É comprovado cientificamente os sintomas de depressão e ansiedade são minimizados quando suamos a camisa em uma atividade física, especialmente se esta for prazerosa.

Os chamados hormônios da felicidade (dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina) criam um círculo virtuoso e geram mais vontade de viver, sensação de bem estar e nos motivam a desempenhar nossas atividades.

Levando tudo isso em consideração, estranhei quando no início da pandemia fomos orientados a não sair de casa sequer para praticar exercícios. Como ciclista ocasional, não vejo risco na prática de uma atividade na qual não tenho contato físico com outras pessoas. Usar a máscara dificulta um pouco a respiração, mas vale a pena para eliminar surpresas indesejáveis.

Atualmente, não apenas na Paraíba como em todo o Brasil, a corrida de rua é uma atividade que atrai cada vez mais adeptos. O prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, por exemplo, é praticante habitual e registra suas atividades através das redes sociais.

Muitas corridas deixaram de ser realizados na Grande João Pessoa durante a pandemia, mas nos dias atuais, sabedores que somos da necessidade dos protocolos sanitários, havendo o cumprimento das regras de prevenção, não há motivo para impedir as corridas de rua que cumprem uma série de exigências a fim de evitar aglomeração. É diferente da caminhada informal na calçadinha da orla quando desavisada ou intencionalmente podemos promover um acúmulo humano indesejado.

A síntese é: com a adoção de medidas de restrição ao contágio pelo novo coronavírus, não há motivo para impedir o esporte. Deixem o povo correr. Fica mais difícil a Covid-19 alcançar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca