Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cícero e o Centro (Caótico/Histórico) de JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Jornal A União, em sua edição de 11 de dezembro recente, trouxe, em seu Editorial, importante reflexão sobre o Centro da cidade de João Pessoa, cujos escritos tiveram por título a palavra “Caótico”.

De minha parte, acrescento, para reflexão pela nova gestão pessoense, que a esse Centro da capital paraibana, refletido pelo editorial de A União, a ele seja incorporado, com igual preocupação, nosso específico Centro Histórico, que nas gestões anteriores de Cícero Lucena recebeu especial atenção governamental.

Todo o texto do Editorial de A União merece ser lido, se não pessoalmente pelo próprio prefeito Cícero Lucena, que o seja por suas assessorias mais diretas, preferencialmente as relacionadas à Seplan e/ou à Sedurb e/ou à Setur… e também à Funjop, vez que mais a administração municipal dispensou atenções ao Centro Histórico (na parte representada pelas artérias da Praça Antenor Navarro e adjacências) foi exatamente no tempo em que aquele órgão (a Funjop) esteve sediado nessa área pessoense.

Porém, embora sugerindo a leitura na íntegra do referido Editorial, não posso deixar de reproduzir, desde já, alguns de seus trechos. Por exemplos:

– “O Centro de João Pessoa está de fazer vergonha a moradores e turistas que eventualmente visitam a cidade. A área do Ponto de Cem Réis transformou-se em um misto de grande feira livre e restaurante popular a céu aberto, onde de tudo se vende, principalmente frutas, comidas prontas e bebidas alcoólicas, com critérios mínimos de limpeza”;

– “O que se vende pelas ruas e avenidas centrais de João Pessoa é o que se chama de o mais do mesmo. Até as vitrines estão em extinção”;

– “O Centro até parece uma cidade sem ordenamento, onde as pessoas ditam leis e costumes ao bel-prazer”;

– “O coração da capital é considerado uma zona em decadência. É preciso uma intervenção urgente do poder público no sentido de chamar o feito à ordem. A crise econômica não justifica a balbúrdia”.

E se estou a sugerir a leitura integral do Editorial de A União, apresso-me a igualmente sugerir que seja lida, por óbvio também na íntegra, a tese de doutorado de Regina Celly Nogueira da Silva, aprovada na USP (Universidade de São Paulo) em 2016, sobre “A revitalização do Centro Histórico de João Pessoa – uma estratégia para a reprodução do capital”. Em relação a este estudo não cabe que aqui reproduza algum trecho, tal a profundidade nessa reflexão sobre a importância de nosso Centro Histórico, em relação ao qual certamente Cícero Lucena novamente muito voltará seu olhar e ações governamentais para fazê-lo vivo e bastante visitado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito

PMATIRA (1)

PM é condenado a 11 anos e 5 meses por matar jovem em pizzaria de JP

PF Operação Mandare

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur