Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Novo reitor ouve repúdio e críticas na primeira reunião do Consuni

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O reitor nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar a Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Veloso, enfrentou a leitura de notas de repúdio à sua gestão na primeira reunião do Consuni sob seu comando, realizada na manhã de hoje. Nos documentos lidos na reunião, Valdiney foi chamado de interventor, autoritário e ouviu também que “reitora eleita deve ser reitora empossada”, numa alusão a Terezinha Domiciano, a mais votada na consulta à comunidade acadêmica.

O presidente da Adufpb, Fernando Cunha, protestou quanto à cobrança pela reitoria de uma lista com o nome dos professores que paralisaram as atividades no dia 18. “Este tipo de atitude não condiz com o estado democrático e nos fez emitir uma nota de repúdio contra a tentativa de corte de ponto e retaliação”, disse ele

Valdiney ouviu os protestos sem retrucar. No caso de Fernando, ele respondeu que a intenção do pedido da lista tinha outro propósito que não a repreensão dos docentes: “Vivemos em uma sociedade democrática de direitos e deveres. Se há uma paralisação, a instituição precisa ser comunicada 48 horas antes e pedimos que eventos futuros devam ser avisados oficialmente para que possamos tomar providências no sentido de salvaguardar o patrimônio público. Abstenha-se de criar confabulações. O que esse reitorado quer é o engrandecimento da UFPB”.

O novo reitor também foi questionado pela professora Mônica Nóbrega a respeito do retorno das atividades presenciais, objeto de uma consulta à procuradoria jurídica da UFPB. “Estamos nos reunindo com o comitê de biosegurança e não podemos antecipar exatamente como voltaremos porque o assunto está em discussão. Estamos levando em conta os novos indicadores que apontam para uma segunda e forte onda. Precisamos agir com responsabilidade, mas temos que gradualmente regressar, se for possível. Essa definição nós traremos nos próximos dias para este Conselho”, explicou Valdiney, que negou ainda a existência de “perseguição”: “Não existe um processo sequer de perseguição. Estou aberto a conversar com todos os setores da UFPB. Queremos uma gestão que integre”.

Na sequência da reunião do Consuni, a professora Mônica Nóbrega, nos informes, passou à leitura da nota de repúdio do Consuni à nomeação de Valdiney, texto que foi retirado do acesso público depois da nomeação do novo reitor. “Espero que o professor Valdiney e a professora Liana Filgueira entendam que não é algo pessoal, mas que entendemos que nomear alguém que não foi eleito pela consulta acadêmica é desrespeitar a autonomia da UFPB”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul