Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Frei Anastácio pede justiça para assassinato de líder do MST no Paraná

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

O deputado federal Frei Anastácio lamentou o assassinato do líder estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Ênio Pasqualin, no assentamento Ireno Alves dos Santos, no interior do Paraná. Segundo informações do MST, Ênio, que foi morto a tiros, foi retirado de sua casa por sequestradores na noite deste sábado (24) e seu corpo foi encontrado na manhã deste domingo, nas proximidades do assentamento. Ainda não há informações oficiais sobre as circunstâncias do assassinato.

Frei Anastácio afirma que desde que Bolsonaro assumiu o poder, houve um aumento na escala da violência contra lideranças dos movimentos sociais, em todo o Brasil.

“Esperamos que mais esse crime não fique impune. A justiça tem que mostrar sua cara”, disse o deputado. O parlamentar relatou que as caraterísticas do crime dão sinais de que a morte de Ênio foi mais um crime encomendado. “Os assassinos invadiram a casa da liderança do MST, o sequestraram e levaram para executar. É esse o Brasil onde estamos vivendo. Pessoas que lutam pelo interesse do povo são mortas de forma brutal, por um esquema que ganhou motivações com a gestão do atual governo”, afirmou.

Algumas dessas motivações, segundo o deputado, é a impunidade que favorece ao latifúndio e a facilidade de comprar armas e munição de forma absurda. “Com os decretos de Bolsonaro, o Brasil teve aumento de 120% no registro de armas até agosto deste ano. Tivemos aumento na violência contra negros, indígenas, mulheres e, estrategicamente, estão tentando calar os movimentos sociais matando suas lideranças. É a extrema direita do latifúndio voltando a atuar, depois que o Brasil saiu das mãos de um governo popular, com o golpe de 2016. Mas, nós não vamos nos calar até trazer o Brasil de volta para o povo”, disse.

O deputado manifestou seus mais profundos sentimentos de pesar à família, amigos, companheiros de Ênio Pasqualin e aos assentados de Rio Bonito do Iguaçu, assim como ao MST, por essa perda dolorosa e irreparável. “Exigimos rigor nas apurações de mais esse crime, para que os culpados sejam punidos. Vamos continuar nessa luta de cabeça erguida enfrentando o fascismo e o latifúndio selvagem”, concluiu.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo