Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“A falta que faz”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O “entre aspas” do título acima é para de pronto evidenciar que o reproduzo de outrem. Este “outrem” também logo esclareço: corresponde ao Editorial do Jornal A União, edição de 10 de outubro corrente. E em minha avaliação o Editorial do referido veículo de comunicação tem sido, quase sempre, o único artigo adequável a uma página dita de “Opinião”.

Eu disse “quase sempre”, não “sempre”, porque na edição do mesmo 10 de outubro os textos assinados por Gonzaga Rodrigues (”A venerável”) e por Dom Manoel Delson (“A mãe que não desampara”), além de “nota 10”, enquadram-se, sim, a uma página de “Opinião”. (A respeito deste enquadramento ou não dos textos à página “Opinião”, já me manifestei, mais de uma vez, via e-mail, à própria A União. Porém, não sei porque, não recebi qualquer resposta, nem a de que o e-mail tenha sido recebido.

Entretanto, meu foco, desta feita, é sobre o Editorial “A falta que faz”, que, em linguagem tanto fácil quanto direta, logo em seu início destaca a falta de maior harmonia “nessa espécie de processo de construção deste gigantesco condomínio a que se convencionou chamar de país”. E lá em seu último parágrafo enfatiza: – “A fraternidade, o entusiasmo, o cuidado, enfim, todo o apreço que um ser humano deveria ter para com seus semelhantes, em ciclos mínimos e máximos de reciprocidade, poderia muito bem manifestar-se em cada ato ou expressão, seja de quem governa, seja de quem é governado, vez que se está falando não de hordas de bárbaros, mas de coletividades regidas pela lei”.

Faz falta, pois, muita falta, que nem em relação a um menor condomínio, com ao que chamamos Estado da Paraíba, nem nos atos nem nas expressões, ocorra a real fraternidade ou o simples cuidado para com a interinstitucionalidade, reciprocamente, tanto por quem governa, quanto por quem é governado. Um exemplo dessa falta?!… – Os atos de inauguração e anúncio de novas obras cujas solenidades aconteceram na sexta feira, 9 de outubro corrente, em Campina Grande, dia da data comemorativa do aniversário da Cidade Rainha da Borborema. Com tantos benefícios entregues e outros anunciados para construção dentro da casa campinense, não se admite a ausência dos dirigentes municipais no respectivo evento. Não indico e nem sei se há falha ou culpa de qual dos lados. No entanto, tem-se de admitir “a falta que faz” essa falta de Política com “P” maiúsculo. É o mesmo que Bolsonaro vir à Paraíba fazer alguma inauguração, anunciar outras obras, sem a presença do dirigente estadual.

 

 

Mário Tourinho

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa