Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Presidente da Polônia pede perdão aos judeus expulsos em 1968

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente polonês Andrzej Duda pediu perdão nesta quinta-feira (8) aos judeus expulsos de seu país durante a campanha antissemita de 1968. “Perdoem, por favor, perdoem a República, os poloneses, a Polônia de então”, declarou Duda dirigindo-se aos judeus forçados ao exílio e suas famílias.

Ele enfatizou que “a Polônia livre e independente de hoje não é responsável” por este episódio.

O chefe de Estado pronunciou seu discurso no campus da Universidade de Varsóvia por ocasião do 50º aniversário da revolta estudantil de março de 1968, à qual se seguiu uma violenta campanha antissemita e o exílio de ao menos 12.000 judeus poloneses.

Duda recordou que os judeus poloneses participaram na luta pela independência do país há um século e a defenderam em 1920 contra os soviéticos e em 1939 contra os alemães.

Sua declaração acontece no contexto de uma polêmica lei sobre o Holocausto.

Em 6 de fevereiro, o presidente polonês assinou uma lei destinada a proteger a imagem do país no exterior, o que desencadeou uma forte tensão com Israel, Estados Unidos e Ucrânia.

A lei prevê penas de até três anos de prisão para as pessoas, incluindo estrangeiros, que acusarem a nação ou Estado poloneses por sua participação nos crimes de guerra da Alemanha nazista.

“É uma solução que, por um lado, preserva os interesses da Polônia, nossa dignidade e a verdade histórica, para que os julgamentos a nosso respeito no mundo sejam honestos, que se abstenham de nos difamar”, afirmou na ocasião.

Duda demandou ao Tribunal Constitucional que verifique sua conformidade com a lei fundamental no que concerne à liberdade de expressão, e sobre a imposição de penas de prisão aos que acusarem o país neste aspecto.

Esta lei colocou os conservadores nacionalistas, no poder, diante do dilema de não aprová-la e serem acusados de ter cedido às pressões estrangeiras, ou de votá-la e prejudicar as relações com os Estados Unidos e Israel.

Mas, para eles, é necessário banir expressões como “campos da morte poloneses”, utilizadas com frequência por políticos estrangeiros que, segundo eles, prejudicam a imagem de seu país.

“Esta lei é sem fundamento. Não podemos mudar a História, e o Holocausto não pode ser negado”, declarou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Dirigentes israelenses e de organizações judaicas internacionais enxergam esta lei como uma tentativa de negar a participação de certos poloneses no Holocausto e até de impedir que os sobreviventes possam contar sua experiência, algo que Varsóvia desmente.

Os Estados Unidos expressaram  sua decepção com um texto que prejudica a liberdade de expressão e o debate acadêmico”, segundo a chancelaria americana.

A Ucrânia também protestou, posto que a interpretação de uma passagem permitiria, por exemplo, acusar os que negam os crimes dos nacionalistas ucranianos cometidos entre 1925 e 1950, que incluíram vítimas polonesas em particular.

Seis milhões de poloneses, entre eles três milhões de judeus, morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a ocupação, a Polônia foi o único território no qual os alemães decretaram que qualquer tipo de ajuda para os judeus poderia ser castigada com a morte.

Jornal do Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos