Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Se Marcos for o prefeito (III)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com esta parte concluo meu pensar sobre “Se Marcos for  o prefeito”. E o faço porque, se já disse que o advogado Marcos Pires não admite candidatar-se vinculando-se a um partido político (só se a legislação permitisse candidatura avulsa), no mais recente artigo (“Porque deixei de votar”) ele declara que há tempo não vota, preferindo ir a um município vizinho justificar não se encontrar em seu domicílio eleitoral. Quer dizer: assim agindo, por óbvio também não espera   ser votado por ninguém.

Aproveitei a provocação de Marcos Pires em “Se fosse eleito prefeito” para melhor avaliar quanto ao que os mais de dez pré-candidatos à chefia do executivo  pessoense já  expressaram como propósitos de governo. E me chamou a atenção uma mensagem, em redes sociais, feita pelo hoje vereador Bruno Farias: a de que o município precisa atuar em sintonia com o governo estadual. Até lhe enviei um “whatsapp” dizendo-lhe que ele dissera o óbvio para um sistema republicano, mas fora importante que o fizesse diante de um quadro em que, lastimavelmente, cada ente federativo atua isoladamente, desprezando o contexto social mais amplo (Região de João Pessoa, Região de Campina Grande ou, mais apropriadamente, o Estado da Paraíba). E, convictamente, cidade nenhuma se tornará um paraíso se ao seu redor estiverem vários inferninhos!

Por isto tenho propugnado ser fundamental a interiorização do  desenvolvimento. Esta interiorização não acontecerá com a capital  do estado no litoral, há mais de 300 e até 500km distante da maioria dos outros municípios paraibanos. E, por óbvio, a capital do estado, como centro político-administrativo estadual, constitui-se em um polo de atração ao desenvolvimento sócio-econômico. Lembremo-nos do significado da criação de Brasília,  como Capital Federal!… Foi a partir daí que o Centro Oeste brasileiro não só se tornou bem visto, mas sobretudo atrativo. E minimizou, até, o mal da grande densidade demográfica do Rio de Janeiro e suas consequentes mazelas. Já se imaginou o Rio de Janeiro, já hoje com tanta gente “pendurada” em favelas, se lá estivessem mais 2 milhões de pessoas que foram atraídas pra Brasília?!… Queremos que o mesmo ocorra com João Pessoa?!…

Volto, pois, a sugerir a quem se eleger prefeito pessoense: promova consulta ao povo, com debates sobre as vantagens e desvantagens da decisão, se quer João Pessoa permanecendo capital ou se melhor seria com a capital bem no  centro geográfico da Paraíba!… Em Taperoá, por exemplo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937