Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

HU de João Pessoa interrompe atendimentos na UTI Neonatal

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Referência para gravidez de alto risco na Paraíba, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) bloqueou, nesta quinta-feira (30), novos internamentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Como consequência, a instituição também decidiu interromper o atendimento de novas gestantes na maternidade. A UTI Neonatal do HULW dispõe de seis leitos e quatro estão ocupados no momento.

A iniciativa foi tomada como medida de prevenção, visto que três recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal e outro que estava internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) com sintomas de covid-19 tiveram diagnósticos confirmados para a doença.

Dois dos recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal foram a óbito esta semana. Os outros dois recém-nascidos com exame positivo para covid-19 seguem estáveis e sob os cuidados da equipe multiprofissional da UTI Neonatal.

Em função desse cenário, a Superintendência do HULW comunicou à Secretaria de Saúde de Estado da Paraíba e à Secretaria do município de João Pessoa que, temporariamente, estão suspensos todos os encaminhamentos de gestantes para o Hospital Universitário Lauro Wanderley.

No caso das gestantes que se encontram na instituição, está mantida a assistência, mas o HULW não vai receber novas pacientes na maternidade. Tal medida é necessária, pois a UTI Neonatal e a Ucin (que conta com nove leitos, sendo seis convencionais e três, canguru) dão suporte direto à maternidade do Lauro Wanderley.

Ainda como medida de prevenção do coronavírus e objetivando detectar um possível foco da covid-19, o HULW estabeleceu nova testagem de mães e bebês que se encontravam nos setores, além dos funcionários lotados na Ucin e na UTI Neonatal. Todos estão fazendo o RT-PCR, que é considerado o exame “padrão-ouro” para diagnóstico da doença.

Como não há previsão de retorno das atividades da UTI Neonatal e da maternidade, o HULW orientou às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que não procurem o Hospital Universitário Lauro Wanderley para atendimento e busquem assistência em outras maternidades públicas de João Pessoa.

Por fim, o HULW esclareceu que, desde o início da pandemia, tem adotado várias medidas para prevenção da transmissão de coronavírus (Sars-CoV-2) nas dependências da instituição e investimentos para aquisição de EPIs. Os protocolos incluem orientações específicas para profissionais do hospital bem como para gestantes e acompanhantes, com fluxos para atendimento, triagens e assistência.

A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é para que as gestantes procurem o Instituto Cândida Vargas ou o Hospital Edson Ramalho. No caso de pacientes com suspeita de contágio pelo Coronavírus, a unidade a ser procurada é a Maternidade Frei Damião.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas