Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campina Grande vai distribuir 500 mil máscaras para retomada de atividades econômicas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anunciou através de uma live na manhã desta terça-feira, 14, um pacote de ações, providências, critérios e condições para a retomada gradual e experimental das atividades econômicas em Campina Grande, a partir da próxima segunda-feira, 20. Uma das medidas de impacto é a distribuição de, neste primeiro momento, 500 mil máscaras com a população.

As máscaras serão distribuidas nos setores comerciais, além de Terminal de Integração, Distritos, pontos de táxis, Arcas e bancos. Ele também fez apelo para que idosos e pessoas de grupos de riscos ficam em casa, o que é fundamental para o sucesso da política de isolamento social. Ainda quanto às máscaras, cerca de 120 pessoas farão este trabalho de apoio.

Segundo ainda o prefeito, que esteve acompanhado na live por secretários e o infectologista Rodolpho Dantas, nesta nova fase de prevenção e controle da Covid-19, o governo municipal atuará no processo de apoio aos comerciantes que decidirem se enquadrar nas medidas anunciadas. Por outro lado, serão adotados protocolos rígidos de monitoramento e avaliação periódica, tendo como principal referencial a curva epidemiológica na cidade. Frisou que tudo que foi anunciado é em caráter experimental, havendo possibilidade de retorno ao status anterior, caso a situação recrudesça.

O prefeito lembrou que, desde o início da pandemia, o governo municipal sempre desenvolveu diversas ações, a exemplo da implantação de uma rede especializada de assistência, com destaque para o Hospital Pedro I, que hoje conta com 96 leitos destinados exclusivamente a pacientes com covid-19, sendo 30 leitos de UTI. A unidade conta com 37 respiradores. Contudo, conforme anunciou, até o final de abril, serão 138 leitos à disposição da população no Pedro I. Também já existem seis leitos no Hospital da Criança e do Adolescente e mais seis leitos no ISEA.

Também é desenvolvida uma ampla ação de higienização das ruas da cidade, sobretudo em áreas comerciais e no Terminal de Integração. Foram implantados ainda lavatórios nos mercados livres da cidade, além de serem providenciados outros equipamentos deste tipo para implantação nas ruas centrais da cidade. Houve, igualmente, a compra de testes rápidos e equipamentos de proteção para os profissionais de saúde do município.

Medidas

Entre as condições para o funcionamento de estabelecimentos constam no conjunto de medidas: afastamento temporário do grupo de risco de cada empresa; uso de equipamentos de proteção individual, mediante a distribuição de máscaras nos setores comerciais, bem como a aplicação de normas de distanciamento definidas pelo Ministério da Saúde. As empresas também serão orientadas a evitar aglomerações.

As regras de funcionamento também incluem a limitação de entrada de pessoas; controle de acesso e marcação de lugares reservados para clientes, respeitando a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa; priorização do afastamento sem prejuízo para pessoas do grupo de risco e maiores de sessenta anos; priorização do trabalho remoto para setores administrativos; utilização de veículos de fretamento para transporte dos trabalhadores e adoção de medidas internas para evitar a transmissão da Covid-19.

O prefeito Romero Rodrigues alertou que comerciantes e colaboradores deverão sempre estar todos equipados, sobretudo quanto ao uso de máscaras, pois, com isso, quem trabalha no comércio vai se proteger e proteger os consumidores.

Fiscalização

Ao mesmo tempo em que pediu o apoio do segmento empresarial, o prefeito alertou que o não cumprimento das regras e condições de funcionamento pode implicar em aplicação de penalidades administrativas.

A fiscalização para o cumprimento das medidas será realizada por fiscais da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-CG), Gerência De Vigilância Sanitária (Gevisa) e Secretária de Saúde.

Estas atividades terá o acompanhamento de órgãos como Ministério Público e Ministério Público do Trabalho, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em sua visão, o momento é de união para que as dificuldades do momento sejam rapidamente superadas.

Na companhia do prefeito, estavam, entre outros, os secretários municipais Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico); Felipe Reul (Saúde); Tovar Correia Lima (Planejamento); Félix Neto (STTP); Dunga Júnior (adjunto da Seplan) Nelson Gomes Filho (Amde).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas