Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sérgio Queiroz detalha pagamento do Auxílio Emergencial e explica corte do Bolsa Família no Nordeste

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O secretário Sérgio Queiroz, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, concedeu entrevista ao Tambaú Debate, nesse sábado (11), e falou sobre o desafio do combate ao novo coronavírus em sua pasta que cuida, justamente, da assistência financeira às famílias mais carentes e aos informais e autônomos.

O paraibano explicou como as pessoas com o direito terão acesso ao Auxílio Emergencial, liberado pelo Governo Federal através da Lei nº 13.982, aprovada no Congresso e sancionada no dia 2 de abril.

Coronavírus

Sérgio Queiroz, que estava na Secretaria de Proteção Global do Ministério dos Direitos Humanos, contou que foi desafiador se deparar com a pandemia da Covid-19 já em sua estreia na Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, dentro do Ministério da Cidadania. “Ir para o Ministério da Cidadania, eu não esperava que na primeira semana já fôssemos enfrentar um grande desafio.”

Auxílio Emergencial

O secretário disse que terão direito aos R$ 600 mensais aqueles que são MEI (microempreendedor individual), contribuintes individuais da Previdência, e os desempregados e informais (manicure, professor particular, e outros). Eles fazem o cadastro no app ou site da Caixa declarando informações que serão consultadas pelo Governo Federal para comprovação da real necessidade de recebimento do Auxílio Emergencial.

O secretário detalhou que algumas pessoas podem ter saído do Bolsa Família, mas continuam no CadÚnico, cadastro que reúne os dados da população de baixa renda. “Quem está no Bolsa Família, é só aguardar a data de seu pagamento normal. O Governo Federal vai fazer o batimento e pagar o valor que for mais vantajoso ao beneficiário (se o Auxílio Emergencial ou o valor do Bolsa Família).

Bolsa Família

Ele fez esclarecimentos sobre a polêmica redução de famílias da Paraíba e demais estados do Nordeste do cadastro do Bolsa Família nos primeiros meses do ano. Segundo o secretário, foram adicionadas 1.220.000 famílias ao programa em todo o Brasil. O dirigente relata que a região estava com mais de 100% de cobertura das pessoas com o benefício. “Vão saindo grupos e entrando outros. De fevereiro a março, o que foi feito nesses últimos meses foi uma equalização para tentar ampliar a cobertura nesses estados (fora do Nordeste) que historicamente vem com déficit entre os dados do Censo 2010 e os benefícios do Bolsa Família.”

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos