Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vídeos mostram ondas ‘gigantes’ durante ressaca em praias da Baixada Santista; veja

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A ressaca que atinge praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, causou ondas de mais de 4 metros em cidades da região. Vídeos obtidos pelo G1 nesta sexta-feira (10) mostram o momento que o mar invade avenidas em Guarujá e Mongaguá.

Em Mongaguá, câmeras de monitoramento flagraram o momento que o mar invadiu a avenida e derrubou um portão no bairro Vera Cruz. O vídeo mostra dois moradores conversando em frente a um prédio quando são surpreendidos pelas ondas. Os dois seguram no portão do condomínio, que se solta com a força da água.

Já em Guarujá, o canto do Maluf, localizado na Praia de Pitangueiras, foi alvo de ondas de mais de 4 metros. Moradores que passavam pelo local registraram o momento. Em um dos vídeos é possível ver quando a onda atinge a mureta e a água invade a avenida.

O fenômeno surpreendeu moradores que passavam nas avenidas de praias da região. A ressaca, prevista pela Defesa Civil de Santos, atinge as cidades desde a última quarta-feira (8). De acordo com as prefeituras das cidades, nenhuma ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (10).

Apesar disso, algumas cidades tiveram danos causados pelas fortes ondas. A Defesa Civil de Mongaguá informou que a ressaca que atingiu a região causou quedas de alguns postes de luz e danos em alguns quiosques, ao longo da Avenida Mário Covas Júnior, também conhecida como Avenida do Mar. Não houve feridos.

A Defesa Civil de Guarujá informou que a ressaca causou impactos diretos apenas na região da praia de Pitangueiras, na altura do Edifício Sobre as Ondas, e no trecho conhecido como Canto do Maluf, próximo à subida em direção ao morro. Mas não tiveram vítimas ou danos estruturais.

Em outras cidades da região algumas ocorrências foram registradas. Em Peruíbe, a ressaca resultou na queda de aproximadamente 300 metros de mureta da praia, na altura do bairro Nova Peruíbe, mas ninguém ficou ferido. Em Santos e São Vicentes algumas vias foram bloqueadas nesta quinta-feira (9), mas não tiveram novas interdições nesta sexta-feira. Praia Grande e Bertioga informaram por nota que não registraram ocorrências.

Ressaca

O avanço de uma frente fria e de um ciclone extratropical causaram a forte ressaca nas cidades da região. O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta previa ressaca intensa para os dois dias, com ondas elevadas que podem ultrapassar 3,5 metros na Baía de Santos. Além da ressaca, a maré alta também era prevista, e por isso cidades da Baixada Santista ficaram em alerta para alagamentos.

Na região, a força das ondas causou prejuízos. Muretas caíram em cidades como Santos e Peruíbe, e um poste foi derrubado com a força do mar em Mongaguá.

 

 

 

 

Por G1 Santos

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos