Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Jovens e adultos somam 80% dos casos da Covid-19 na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O último boletim diário divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre novo coronavírus (Covid-19) aponta que na Paraíba jovens e adultos (entre 20 e 59 anos) são os mais acometidos pela doença. A faixa equivale a 80% do total de casos da Covid no estado. Esta particularidade pode estar relacionada ao descumprimento do isolamento social, sancionado em decreto pelo Governo do Estado. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (8) mostra ainda que os homens são maioria entre os casos confirmados da Covid-19 e que apenas 20% do total de casos foram idosos com mais 60 anos.

Na Paraíba, até ontem, 8 de abril, 55 casos da doença e 7 óbitos foram confirmados. É importante lembrar que os estudos indicam que 80% dos casos podem ser assintomáticos, sendo assim estas pessoas não ocuparão leitos hospitalares, mas isso não significa que o vírus não esteja em circulação ativa em todas as regiões do país.  A SES alerta ainda que, embora a Paraíba seja um dos estados do Nordeste com os menores índices do coronavírus, na qual a taxa de ocupação hospitalar se mantém baixa, há um grande risco do aumento de casos, se as medidas de isolamento forem descumpridas pela população.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, explica que o isolamento é para todos e que embora o vírus seja mais preocupante na população idosa, os jovens e adultos não estão imunes a ele.  “Há uma tendência das pessoas, sobretudo dos mais jovens, em se sentirem mais confiantes após um curto período de confinamento, mas o retorno a algumas atividades habituais traz uma tendência de aumento da curva de contaminação, pois ele pode estar assintomático e transmitir a doença, fazendo circular o vírus”, explica o secretário.

A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é pela manutenção do isolamento social, uma vez que esta tem se mostrado a medida mais eficaz para interromper a cadeia de transmissão do vírus. “Isolamento é para ser cumprido em casa, a população precisa ter em mente que isto é uma fase e que as celebrações, as confraternizações poderão ser feitas quando este período de risco das contaminações diminuírem”, enfatiza o secretário.

Diariamente a Secretaria de Saúde responde dúvidas a respeito do isolamento e entre os assuntos mais frequentes estão: exercício ao ar livre, visitas aos parentes e amigos e higiene pessoal e de superfícies. A SES insiste que, quem puder, fique em casa. Este é um esforço coletivo com um único objetivo de proteger a toda população.

Sobre o isolamento – As pessoas devem permanecer em casa, até que seja revogado o decreto do Governo do Estado. A orientação da SES é de que a população saia apenas para atividades essenciais, como ir ao mercado e, ainda assim, com pouca frequência.

O isolamento deve ser cumprido em conjunto apenas por pessoas que residem da mesma casa. Mesmo que os parentes em outro domicílio estejam em isolamento, o distanciamento social deve ser mantido (cada um em sua residência).

Quanto aos exercícios físicos, estes devem seguir os mesmos cuidados para evitar aglomeração nos locais públicos como parques e praias. A SES disponibiliza ainda um site exclusivo para as dúvidas frequentes em relação ao coronavírus e de como a população pode se prevenir : https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/ (link).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais