Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vice-presidente do CRM-PB defende isolamento contra coronavírus: “Melhor estar pobre do que morto”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Antônio Henriques, deixou uma mensagem que ele mesmo considera dura, mas necessária. Em entrevista ao Tambaú Debate, nesse sábado (4), o dirigente declarou que durante a pandemia do novo coronavírus “é melhor a gente estar pobre e pronto para se recuperar do que estar morto.”

Ele defendeu o isolamento social e pediu paciência às pessoas. “Por maior que seja o esforço das autoridades, se a população não permanecer em casa, a estrutura (de Saúde) não será suficiente. Então a gente reforça o pedido pelo isolamento social, pela paciência das pessoas.”

Segundo o vice-presidente do CRM-PB, “o momento é de tensão, sobretudo. Tensão diante de um inimigo desconhecido ou muito pouco conhecido que se avizinha de todos nós. Mas temos um sentimento de querer ajudar e estudar. Um sentimento de que, mais do que nunca, a sociedade precisa da atuação da classe médica que está com toda a disposição para o atendimento e enfrentamento dessa pandemia.”

Ele disse que os profissionais de Saúde estão sendo preparados com informação e proteção. “Antes de mais nada, com informação. É muito importante que os profissionais estejam conscientes, orientados a respeito de quando usar o equipamento de proteção individual (EPI) e que equipamento usar para cada situação. Porque o equipamento de uma pessoa que está atendendo o público em geral não é o mesmo utilizado por um médico na UTI ou por um anestesiologista na hora de fazer uma entubação, por exemplo, que precisa ser um equipamento muito mais complexo. Nós estamos dispostos a ir para a guerra, mas a gente precisa do armamento para ir à guerra. Não dá para ir somente de peito aberto.”

Antônio Henriques elogiou o trabalho do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “O ministro Mandetta tem conduzido esse momento de maneira magistral. A gente tem que aplaudir essa verdadeira revelação que surgiu aí no Ministério (da Saúde). O ministro vinha fazendo uma gestão bastante discreta, não era uma gestão muito midiática. Mas no momento em que mais precisamos ele tem mostrado muita sobriedade, serenidade e uma capacidade gerencial muito importante.”

E também elogiou o desempenho do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. “Doutor Geraldo Medeiros é velho conhecido nosso em Campina Grande. Doutor Geraldo foi diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande e teve uma gestão extremamente exitosa durante sua passagem (pelo hospital). Então não é surpresa para nenhum de nós a capacidade gerencial de Geraldo Medeiros que tem sido demonstrada também na condução da organização do Estado junto com o secretário executivo, Daniel Beltrammi. Eles têm feito um bom trabalho. Isso tem se refletido com a restruturação das unidades.”

Veja a entrevista completa

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito

PMATIRA (1)

PM é condenado a 11 anos e 5 meses por matar jovem em pizzaria de JP

PF Operação Mandare

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur