Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Jornal Nacional destaca produção de álcool em gel e glicerinado pela UFPB na pandemia de coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Jornal Nacional desse sábado (21) destacou a produção e distribuição de álcool em gel feita pela Universidade Federal da Paraíba. O material produzido na UFPB foi, em parte, doado para os idosos da Vila Vicentina, em João Pessoa.

O JN da TV Globo lembrou que o álcool em gel da UFPB foi produzido por profissionais e é seguro, diferentemente das soluções caseiras vendidas de forma ilegal nessa época de pandemia do coronavírus.

Veja o álcool em gel da UFPB em destaque no Jornal Nacional

Em um cenário de aumento do número de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) no país e falta de álcool em gel no mercado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) resolveu intensificar a produção do álcool 70% glicerinado, que tem o mesmo efeito sanitizante, a fim de disponibilizá-lo para a comunidade universitária.

“A UFPB já produz a maior parte dos materiais de limpeza consumidos pela própria instituição, como água sanitária, desinfetante, sabão líquido, inclusive álcool em gel e glicerinado, otimizando o uso do recurso público”, explica o pró-reitor de administração da UFPB, Aluísio Souto.

De acordo com o gestor, o álcool 70% glicerinado tem o mesmo efeito sanitizante que o álcool em gel, podendo ser instalado em qualquer borrifador, tipo spray caseiro. Conforme Souto, o álcool 70% glicerinado é mais rápido de produzir e demanda logística mais simples.

O professor do Departamento de Engenharia Química, Vital Queiroz, é o coordenador do Laboratório de Sanitizantes, que produz os antissépticos. Ele trabalha com sete bolsistas, todos alunos do Centro de Tecnologia (CT).

Segundo o docente, o principal insumo para a produção do álcool em gel ou glicerinado é o álcool neutro. O pró-reitor de administração Aluísio Souto informa que a UFPB vai adquiri-lo de usinas paraibanas, para que não haja interrupção na produção.

“A fabricação do álcool glicerinado supera 200 litros ao dia e estamos planejando expandi-la, pois não sabemos por quanto tempo estaremos neste estado de calamidade pública. De fato, a UFPB está preparada para todas as ações de prevenção e combate ao Covid-19, para garantir todos os sanitizantes para todos que compõem a comunidade universitária, entre discentes, terceirizados colaboradores, técnico-administrativos e docentes”, assegura.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba