Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Empresários devem seguir recomendações para funcionários, clientes e negócio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) tem obrigado instituições públicas e empresários a adotarem medidas de prevenção e combate à disseminação da doença. Deste modo, o Sebrae Paraíba recomenda seguir as diretrizes dos órgãos oficiais de saúde, além de elencar uma série de orientações voltadas a como passar por esse período da melhor forma possível, considerando o bem-estar e a saúde de funcionários, clientes e do próprio negócio.

No que diz respeito à gestão do negócio durante a pandemia do coronavírus, o Sebrae Paraíba cita como cuidados investir no atendimento remoto para suprir a queda no faturamento do canal físico; reavaliar todas as despesas e contratos de prestação de serviços, identificando possíveis desperdícios e otimizando logística, por exemplo; buscar e validar outros fornecedores de mercadorias e insumos, caso possível, para não ficar na dependência de um único fornecedor; fazer planejamento para os próximos meses; e monitorar todos os prestadores de serviços.

Em relação aos funcionários, as orientações para os empresários são no sentido de manter a equipe o mais bem informada possível sobre a doença, reforçando a comunicação interna acerca dos cuidados com o vírus; sensibilizar os colaboradores sobre boas práticas de higiene, como lavar as mãos e evitar abraços e beijos, flexibilizar os horários das escalas caso a presença do funcionário seja estritamente necessária e disponibilizar álcool em gel; e afastar imediatamente colaboradores com suspeita de contaminação.

Já no tocante aos clientes, as recomendações do Sebrae Paraíba incluem a orientação sobre o Covid-19, inclusive com reforço na comunicação visual do estabelecimento; verificar as adequações que podem ser feitas no espaço físico, a exemplo de ventilação, drive-thru e álcool em gel; adotar outras formas de atendimento e comunicação com o cliente, como o uso de Whatsapp (recebimento e entrega em domicílio), serviços online e reuniões por videoconferência; e ter sempre transparência e negociação com o cliente, nos casos eventuais de impossibilidade de atendimentos de pedidos e prestação de serviços.

De acordo com o gerente da Unidade de Relacionamento Digital e Remoto do Sebrae Paraíba, João Jardelino, é necessário os empresários atentarem a alguns aspectos relacionados aos negócios que podem ser impactados pelo covid-19, tais como finanças (fluxo de caixa, renegociar pagamento com fornecedores), vendas (canais de vendas, delivery, formas de pagamento) e pessoas (banco de horas, adiantar férias vencidas, home office se necessário). “Em toda crise existe oportunidade. Cabe reavaliar o modelo de negócio e inovar para atender ao cliente, pois, em situações como esta, o comportamento do consumidor muda muito. Então, quem agir rapidamente e estiver atento pode crescer e enxergar novos caminhos”, destacou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas