Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo e judiciário discutem uso de videoconferência em presídios e ações contra coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (18), na Granja Santana, em João Pessoa, com representantes do Poder Judiciário, ocasião em que foi discutida a implantação de sistemas de videoconferência nas unidades prisionais do Estado para a realização de audiências e apresentadas as medidas adotadas pelo Governo da Paraíba que visam conter a disseminação do novo coronavírus.

Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou os investimentos em tecnologia voltados para a área da segurança pública, com o objetivo de reduzir os índices de violência e ressaltou a união das instituições para a realização de videoconferência nos presídios da Paraíba. Ele também detalhou as ações de enfrentamento à Covid-19 já em vigor no Estado.

“Esse é um momento único e a tomada de decisão é muito importante. Nós já temos leitos ambulatoriais e de UTIs preparados para receber os possíveis casos de coronavírus e reforçamos a necessidade de as pessoas tomarem as precauções necessárias para evitar a propagação do vírus”, pontuou João Azevêdo.

O secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, afirmou que o sistema de videoconferência é uma prioridade da gestão. “A videoconferência será fundamental para o sistema prisional, principalmente nesse momento de enfrentamento ao coronavírus, evitando o deslocamento dos presos aos fóruns. As grandes unidades do sistema penitenciário receberão essas salas para que a gente possa fazer a audiência dentro do próprio presídio. Quem estiver preso em cadeias menores será deslocado para as unidades mais próximas, reduzindo a distância e nos próximos dias deveremos ter novidades sobre essas instalações”, explicou.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Márcio Murilo da Cunha Ramos, agradeceu a sensibilidade do governador em relação à implantação da videoconferência e colocou a instituição à disposição do governo nas ações de contenção ao coronavírus. “Esse foi mais um encontro das instituições governamentais do Estado, ocasião em que informamos o nosso desejo de implantar a teleaudiência nos presídios da Paraíba, evitando o deslocamento desnecessário dos apenados, principalmente nesse período, aos fóruns; o governador concordou com a ideia e vamos agilizar isso. Além disso, viemos com a intenção de cooperar com o governo no combate ao coronavírus porque a nossa ideia é agregar ideias e demonstrar que as instituições estão unidas nesse sentido”, disse.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico, defendeu a importância da videoconferência para ajudar no controle da disseminação da Covid-19 e para consolidar a prática no futuro. “Nós tivemos a oportunidade de discutir a implantação, de forma pioneira, do sistema de videoconferência que vai diminuir o fluxo de pessoas e, no futuro, permitirá que a gente faça audiências de custódias e criminais sem precisar de deslocamento e há uma indicação de fazer essa instalação em pelo menos 22 unidades, com a participação do advogado, promotor, magistrado e do próprio preso. Nós também estamos unidos e colocamos o Ministério Público à disposição nesse momento em que o Brasil enfrenta uma crise e é importante que as instituições estejam unidas”, ressaltou.

Também participaram da reunião, o defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia; o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes; e o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada