Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereadora critica Mangueira e defende projeto que impeça verba pública no carnaval

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) pretende desenvolver um Projeto de Lei (PL) a partir do qual o Poder Público seja proibido de custear manifestações artísticas que insultem as religiosidades. O anúncio foi realizado durante discurso, na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta manhã de quinta-feira (27).

“A cristofobia está cada vez mais presente no povo brasileiro. Sou a favor da liberdade de expressão, mas quero chamar a atenção para o respeito”, alertou Eliza Virgínia, ao condenar a forma como a escola de samba carioca Mangueira retratou Jesus no Carnaval 2020. A agremiação apresentou em seu desfile diversas representações de Cristo, a exemplo, na figura de mulher, índio, negro e também coberto de furos de balas.

Segundo a parlamentar, apresenta-se no Brasil um cenário de intolerância religiosa em que a fé é ofendida. “Estamos vivendo um ataque frontal à nossa religiosidade. E por quê pagar com dinheiro público para agremiações desmerecerem a fé de muitos? Estamos estudando a possibilidade de formular um projeto para que o Poder Público seja proibido de custear qualquer manifestação artística que afronte a fé e a religiosidade das pessoas”, adiantou Eliza Virgínia.

“Acho um absurdo o dinheiro público custear manifestações que agridam e violentam outras pessoas, mesmo que no campo da fé. No entanto, defendo que o Carnaval seja autossustentável, que se banque. Além disso, a festa tem um retorno positivo, pois ao investir em cultura, promove-se geração de emprego e renda, redução da criminalidade e também integração comunitária”, relatou Lucas de Brito (PV), em aparte.

O enredo – A Mangueira apresentou uma versão moderna da vida de Jesus Cristo, mostrando-o como índio, mulher e morador de rua. Na comissão de frente, ele apareceu em sua representação clássica, um homem branco de cabelos longos e barba, sofrendo repressão policial. Um dos trechos do samba-enredo intitulado “A Verdade vos Fará Livre” diz: “Favela, pega a visão / Não tem futuro sem partilha / Nem Messias de arma na mão”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais