Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministra Laurita Vaz manda soltar o ex-procurador Gilberto Carneiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu nesta sexta-feira (21) o pedido de liberdade (habeas corpus) ao ex-procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro e ele poderá deixar a Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice onde está preso desde 17 de dezembro quando foi deflagrada a sétima fase da Operação Calvário, que apura desvios de dinheiro público da Saúde e Educação através de organizações sociais nas gestões de Ricardo Coutinho (PSB).

A defesa dos suspeitos da Calvário recorreu ao STJ para que fosse estendida a todos os presos o direito de responder em liberdade, da mesma forma que a ministra concedeu ontem ao irmão do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), Coriolano Coutinho.

Nos casos relativos à Operação Calvário, a ministra tem justificado que não estão presentes os requisitos para a manutenção da prisão preventiva, tendo em vista que Ricardo Coutinho não é mais governador e que não há indícios de continuidade das atividades da organização criminosa. Na decisão, Lauritaz acrescentou que o risco de influência dos investigados “já se enfraqueceu”, especialmente após as operações de busca e apreensão autorizadas pela Justiça em 27 endereços de pessoas e empresas suspeitas.

Ontem, Coriolano Coutinho, Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas e o empresário Vladimir Neiva, da Grafset, também conseguiram o direito de responder ao processo em liberdade. Ambos terão que cumprir medidas cautelares como comparecimento periódico em juízo, proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de ausentar-se da comarca sem autorização do juízo, afastamento de atividades econômicas ou financeiras que tenham relação com os fatos apurados na operação e proibição do exercício de cargo ou função pública no Estado da Paraíba e em seus municípios.

De acordo com a denúncia Bruno era ligado a Waldson de Souza e era responsável por empresas de fachada utilizadas no esquema de desvio de dinheiro e pela coleta e distribuição de propinas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel