Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

SES faz mapeamento dos tipos de vírus da dengue em circulação na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com a chegada do verão, aumentam os casos das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e uma das maiores preocupações da saúde pública está relacionada ao vírus da dengue. Nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publica uma nota direcionada aos 223 municípios para reforçar a necessidade de seguir os protocolos de diagnóstico e notificação do tipo de vírus, em caso de quadro de dengue. A medida, que tem o apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB), visa reforçar o mapeamento viral e nortear ações de combate à doença no Estado.

No início deste ano, o Ministério da Saúde emitiu um alerta de que 11 estados podem sofrer um surto de dengue no primeiro trimestre e a Paraíba está entre eles. A importância da confirmação laboratorial da doença é o principal ponto de recomendação aos profissionais de saúde, sendo complementar a prova do laço, a qual evidencia as manchas avermermelhadas na pele, características do vírus. No caso da dengue, a SES reforça que sejam realizados os exames padrão: isolamento viral (NS1), sorologia para dengue e hemograma.

A importância em saber o tipo de vírus que circula no Estado está diretamente ligada aos efeitos da doença na população. “A resposta do organismo é diferente para cada tipo de dengue, a pessoa pode ser infectada com dois ou mais tipos de vírus, em ocasiões diferentes, e apresentar um quadro com sintomas mais agravados em cada uma delas, daí a importância de saber o vírus que está circulando”, enfatiza a gerente da Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.

O exame para isolar o tipo do vírus da dengue precisa ser feito até o quinto dia após o paciente apresentar os sintomas. Depois deste período, o vírus não estará mais na corrente sanguínea e o resultado do exame será apenas positivado para dengue. A chefe do setor de virologia e imunologia do Lacen, Dalane Loudal, reforça que a coleta de sangue para isolamento é um procedimento padrão em quadros de dengue. “Nós temos um manual de procedimento e capacitações contínuas em relação aos procedimentos da dengue a nota vem para reforçar a necessidade dos exames serem encaminhado para o Lacen”, explica Dalane.

Ainda de acordo coma chefe da virologia e imunologia do Lacen, o exame para isolar o vírus da dengue é de alta complexidade e precisa de um acondicionamento especial até chegar ao Lacen e para ser encaminhado o laboratório de referência (Fiocruz em Pernambuco). “A estimativa é de que até o final do mês estaremos fazendo tudo aqui na Paraíba, o que dará mais celeridade às notificações”, finaliza a representante do Lacen – PB.

A Vigilância em Saúde recomenda aos usuários do SUS que busquem o serviço de saúde ainda no início dos sintomas sugestivos para a dengue, ou de outras arboviroses, para que a testagem seja feita ainda com o vírus circulando no organismo (antes do quinto dia de viremia). O início precoce do tratamento evita o agravamento da doença.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rioguaiba (1)

Guaíba chega a 5,20 m, e moradores precisam abandonar bairro em Porto Alegre

joaovereadcg (1)

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 41,2 milhões para festas de São João

triciclo (1)

Emlur entrega triciclos elétricos de carga para associações de coleta seletiva

Reunião da CCJ da Assembleia

Comissão de Justiça da Assembleia aprova pagamento de incentivo a servidores da saúde

Dilma anuncia doações para o RS

Dilma anuncia liberação de R$ 5,7 bilhões do Banco do Brics para o RS

fabio_tyrone

Justiça manda Fábio Tyrone fazer o repasse integral do duodécimo da Câmara de Sousa

Nominando Diniz, presidente do TCE

Presidente do TCE recebe nesta 4ª aprovados no concurso de Conde: “Têm direito à contratação”

Trauma de JP 2

Embolia pulmonar matou vítima do desabamento da UP Garden, diz diretor do Trauma

Marcella e Carina Ramalho

Empresárias promovem inovação e incentivo à liderança feminina na construção civil da PB

Tartaruguinhas nascem no litoral da Paraíba, imagem Elton Dantas

Mais de 12 mil tartarugas nascem no litoral da Paraíba e são soltas no mar