Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Metropolitano realiza primeira captação de órgãos para transplantes de 2020

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires realizou, na quinta-feira (23), em parceria com a Central de Transplante da Paraíba e do Distrito Federal, uma captação de órgãos para transplante. Após a confirmação da morte encefálica de um paciente de 53 anos, morador da cidade de Sousa, a família autorizou a doação de múltiplos órgãos. Fígado e rins beneficiarão três pessoas que aguardavam na Fila Única da Central de Transplante. Essa é a primeira captação do ano realizada na unidade de saúde.

Na ocasião, colaboradores da instituição prestaram homenagem à família doadora. Aplausos preencheram o silêncio do momento e Pedro Jocelanio, 29 anos, filho do doador, expressou emocionado o momento vivido. “A partida do meu pai nos deixou sem chão, mas era uma característica dele ajudar as pessoas. Isso reforça nossa certeza de que ele ajudou a todos enquanto pôde. Estou emocionado, e essa cena dos funcionários aplaudindo nossa passagem não sairá jamais da minha cabeça. Meu pai merecia sim, tudo isso”, declarou.

De acordo com a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Metropolitano, Patrícia Monteiro, o agradecimento a família doadora se faz necessário. “Desde o momento da abertura do protocolo até a confirmação, após exames criteriosos, de morte encefálica, realizamos um trabalho de esclarecimento e acompanhamento junto à família. Atrelado a isso, buscamos sensibilizar, e a família desse paciente nos concedeu a autorização. Um sim, que ajudará a salvar outras vidas. Uma atitude nobre que os nossos colaboradores fizeram questão de agradecer, e a emoção tomou conta de todos”, afirmou.

A equipe médica responsável pela captação dos órgãos veio do Distrito Federal. “Os órgãos foram ofertados no sistema de doação em nível nacional e a compatibilidade de um dos receptores da lista de espera era do Distrito Federal. Viemos realizar a captação que ocorreu com sucesso”, afirmou o médico Luiz Gustavo Guedes Diaz.

“Tivemos todo o apoio necessário dos técnicos, enfermeiros e demais médicos do Metropolitano. Viajamos todo o país, sempre que necessário, para realizar captações, e estamos admirados com o porte técnico e clínico desse Hospital. O sucesso foi graças ao empenho de todos” acrescentou Gislaine de Albuquerque, enfermeira da equipe de captação do Distrito Federal.

Desde novembro de 2018, a unidade de saúde tornou-se um hospital doador, realizando, desde então, a captação de múltiplos órgãos para transplante, tais como: córneas, rins e fígado, que já beneficiaram pacientes que estavam na Fila Única da Central de Transplante. Em setembro do ano passado, o Hospital Metropolitano recebeu o certificado de ‘Amigo do Transplante’. O título enfatiza o compromisso em promover ações que incentivam a doação de órgãos.

O diretor assistencial da unidade, Gilberto Teodozio, afirmou que as equipes de Assistência e Multidisciplinar realizam continuamente um trabalho de sensibilização com visitantes e familiares sobre a importância da doação. “Esse é um trabalho que envolve várias pessoas e que ajuda a salvar vidas que estão nas listas de transplante, à espera de um doador. Por isso buscamos conscientizar a todos sobre a relevância da família doadora. Nossas equipes são treinadas e humanizadas, a fim de lidar com o momento tão extremo de dor, esclarecendo tudo que for necessário, acolhendo os familiares e dando todo suporte necessário a eles”, pontuou.

Além de realizar a captação de órgãos, o Hospital Metropolitano caminha para o credenciamento em realização de transplante. “Já foi dada entrada na solicitação para habilitação do Metropolitano como hospital transplantador de coração, junto ao Sistema Nacional de Transplante. Com a habilitação, a população paraibana será contemplada com o atendimento em excelência de transplante pelo SUS. Nossa meta é oferecer o transplante de coração o mais breve possível. Respeitando a evolução da capacidade da nossa unidade, para que este programa de transplante aconteça de forma responsável, duradoura e com excelente resultado” frisou o diretor geral, Antônio Pedrosa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito