Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPT notifica Governo da PB e convoca audiência por “pejotização” de médicos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba notificou hoje o Governo da Paraíba através do secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, e da Administração, Jacqueline Gusmão,para uma reunião na próxima sexta-feira, às 10 horas, na Procuradoria Regional do Trabalho, para prestar esclarecimentos sobre o vínculo dos médicos.

“Recebemos a notícia de que os médicos estariam sendo obrigados pelo Estado da Paraíba a formalizarem o CNPJ para serem contratados para prestar serviços nos hospitais estaduais, especialmente no Hospital de Trauma. Essa prática nós chamados no Direito do Trabalho de ‘pejotização’ e é ilegal porque viola os artigos da Consolidação das Leis do Trabalho. Na administração pública é ainda mais grave, e inconstitucional, porque o ingresso no serviço público deve ser por concurso público”, disse o procurador do Trabalho Eduardo Varandas ao ParlamentoPB.

Varandas afirmou que os alertas ao Estado da Paraíba a respeito da contratação do pessoal da Saúde já ocorreram há muito tempo. “Recomendamos cautela, mas todas as tentativas, com as cooperativas médicas e depois com as organizações sociais que alertamos que não funcionaria, mas mais uma vez o Estado, sem suporte legal busca um caminho temerário. O MPT vai agir e provocar outras instâncias como o Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado para tentar resolver extrajudicialmente. Caso contrário, vamos ajuizar ação contra essa pejotização”, disse o procurador.

Entenda – O Governo da Paraíba decidiu encerrar os contratos com as organizações sociais e reassumir gradativamente a gestão de todos os hospitais estaduais à medida que os contratos expiram.  No Hospital de Trauma de João Pessoa, o vínculo com o Instituto Acqua acabou na última sexta-feira, 26 e no dia seguinte os cirurgiões torácicos, vasculares e neurocirurgiões entraram em greve. O movimento acabou no domingo com um acordo celebrado entre o Estado e os profissionais. O Sindicato dos Médicos da Paraíba, contudo, denunciou irregularidade na vinculação dos médicos com o Estado da Paraíba através de contratos de pessoa jurídica.

Governo responde – Sobre o pedido de esclarecimentos solicitados pelo MPT no que diz respeito à contratação de médicos por meio de Pessoa Jurídica, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que trata-se de uma medida provisória, em caráter emergencial para garantir a continuidade da prestação de serviço à população, tendo vigência valida até que o processo de criação da PB Saúde – Fundação Pública que administrará as unidades hospitalares estaduais esteja concluído e seja realizada seleção pública para preenchimento das vagas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades