Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Evo diz que polícia tem “mandado ilegal” para prendê-lo e denuncia “golpe”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales disse agora à noite pelo Twitter que um policial anunciou ter um mandado de prisão para prendê-lo. Morales, que renunciou hoje depois de 13 anos no poder, classificou a ação como ilegal. O México ofereceu asilo a ele.

“Eu denuncio ao mundo e ao povo boliviano que um policial anunciou publicamente que ele foi instruído a executar um mandado de prisão ilegal contra mim; da mesma forma, grupos violentos assaltaram minha casa. Os golpistas destroem o estado de direito”, escreveu o ex-presidente.

Em tom de comemoração, o líder opositor Luis Fernando Camacho também comentou a situação no Twitter. “A polícia e os militares estão procurando por ele no Chapare, lugar onde se escondeu. Os militares lhe tiraram o avião presidencial.”

Mais cedo, María Eugenia Choque Quispe, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia, foi presa após renunciar ao cargo.

Após a renúncia de Morales, a Bolívia virou palco, na noite de hoje, de uma série de incêndios, saques e ataques a residências, incluindo a do próprio ex-governante. A capital La Paz e as cidades de El Alto e Cochabamba, entre outras das maiores do país, registram vários desses casos, e muitos bolivianos estão pedindo ajuda à Polícia e às Forças Armadas através das redes sociais.

Morales, o vice Álvaro Linera e os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados renunciaram após duas semanas de protestos e uma onda de violência contra aliados do governo. As renúncias deixaram um vazio de poder na Bolívia.

O agora ex-presidente foi eleito para um quarto mandato em 20 de outubro, mas houve denúncias de fraude, e a OEA (Organização dos Estados Americanos) apontou irregularidades no pleito. Desde então, uma onda de protestos, com atos de violência contra aliados do governo, tomou conta do país, inclusive com a adesão de policiais nos últimos dias.

O comando das Forças Armadas e opositores pediram sua renúncia. Morales anunciou hoje a convocação de novas eleições, mas horas depois decidiu deixar o cargo em uma tentativa de pacificar o país.

 

 

 

UOL

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais