Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

AMPB apela, mas TJ retarda implantação de juizado da mulher

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Apesar da importância da criação de uma vara para julgar casos em cumprimento à Lei Maria da Penha e o pleito dos juízes de primeiro grau pela implantação de um Juizado Especial, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão ocorrida neste dia 16 de dezembro, retirou de pauta a votação de projeto de lei para criar um Juizado Especial de violência contra mulher em João Pessoa, definindo-se que será estudada a implantação durante a definição da reforma da LOJE, provavelmente, em 2010.    

Durante a sessão, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Antônio Silveira Neto, usou da palavra para reforçar o pleito. “Vários juízes criminais já solicitaram à AMPB a criação deste juizado, por conta do grande número de processos relativos à violência contra a mulher”. Silveira alertou ainda que “devemos proporcionar à mulher vítima de violência uma estrutura adequada, com atendimento psicológico e social nestes juizados”.

O representante da magistratura frisou que, do ponto de vista financeiro, “a implantação do juizado especial para a mulher não trará ônus para o TJPB durante os primeiros cinco anos de funcionamento, visto que o Ministério da Justiça oferece verba específica para a implantação do órgão previsto na Lei Maria da Penha.

A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti é a autora do referido Projeto de Lei. Para ela, a instalação do juizado “é um clamor social, a sociedade precisa se mobilizar em defesa do direito da mulher”. O des. Romero Marcela da Fonseca também se posicionou a favor da implantação: “é um avanço muito grande para o Judiciário brasileiro, não podemos fechar os olhos para a violência que ocorre em todas as camadas sociais, à surdina”, comentou.

Apesar de alguns desembargadores levantarem o questionamento sobre o número pequeno de processos, sugerindo até mesmo um juizado misto, voltado para a mulher e o idoso, boa parte dos integrantes do Pleno defendeu o posicionamento da autora do Projeto de Lei: “quando se instalar este juizado, os casos aparecerão aos milhares”, acredita o des. Romero Marcelo. Já para o des. Frederico Coutinho, que também defende a implantação em Campina Grande, “há uma demanda de processos reprimidos sem o juizado”. João Alves completou: “esta é uma imposição da sociedade, os processos estão aí espalhados pelas varas criminais da Capital”, revelou o desembargador.

A AMPB espera que a criação de um Juizado Especial para tratar apenas dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher seja definida o mais breve possível. Para a entidade, a concretização da Lei Maria da Penha depende da criação de outros instrumentos que a Paraíba ainda não possui. “Discutir questões sobre violência contra mulher, bem como políticas públicas de prevenção e punição é um dever do nosso Judiciário”, defende Silveira Neto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas