Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Imeq-PB realiza Operação Especial Dia das Crianças em 11 municípios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) vai intensificar a fiscalização de brinquedos e artigos infantis no comércio varejista e atacadista paraibano, a partir da próxima segunda-feira (30). Trata-se da Operação Especial Dia das Crianças 2019, que tem o objetivo de verificar se os produtos comercializados possuem o Selo de Identificação da Conformidade e se atendem os requisitos do Inmetro.

De acordo com o superintendente do Imeq-PB, Arthur Galdino, a operação segue o calendário nacional de atividades do Inmetro e será realizada até o dia 04 de outubro (sexta-feira). “O foco são, especialmente, brinquedos, berços infantis, carrinhos para crianças, dispositivo de retenção para crianças e bicicletas de uso infantil que não atendam aos requisitos de segurança”, detalhou Galdino, lembrando da importância de que todos os produtos tenham o Selo de Identificação da Conformidade.

A existência do Selo do Inmetro garante ao consumidor que o produto foi testado e está aprovado para o uso, evitando possíveis acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança das crianças.

Paraíba – Na Paraíba, a Operação Especial Dia das Crianças 2019 será realizada nos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Campina Grande, Cabedelo, Conde, Alhandra, Patos, Guarabira, Sousa e Cajazeiras. A expectativa do Imeq-PB é a de que mais de 60 estabelecimentos comerciais sejam fiscalizados durante os cinco dias de operação (30/09 a 04/10).

Segundo o superintendente Arthur Galdino, o estabelecimento comercial quer for notificado terá um prazo de 10 dias para apresentar as notas fiscais comprovando a origem do produto. Após esse prazo, o setor jurídico do Imeq-PB vai analisar quem deverá ser responsável por essa irregularidade (lojista/ distribuidor ou fabricante) e o responsável estará sujeito às penalidades previstas em lei, que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão. Consumidores que identificarem possíveis irregularidades também podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Imeq-PB, pelo telefone 08002817411 ou pelo e-mail [email protected].

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda

sagaizfoto

Cantor vai se apresentar à polícia nesta terça e responsabiliza UP Garden por desabamento