Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa sedia em outubro primeira Feira de Arquitetura e Decoração da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

João Pessoa comemora seus dois anos como Cidade Criativa da Unesco neste mês de outubro. No dia 31, a Capital paraibana completa dois anos fazendo parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), grupo seleto de 180 cidades do mundo, em 72 países, notabilizadas pelo incentivo à economia criativa. João Pessoa é a única cidade do Brasil reconhecida pela Unesco por conta do artesanato e arte popular. E um dos eventos que vai marcar o mês de comemorações é a primeira Feira de Arquitetura de Decoração da Paraíba, que será realizada entre os dias 03 e 06 de outubro, das 15h às 22h, na Maison Blu´nelle, no Bairro dos Estados.

A Home & Decor é um evento aberto ao público que receberá mais de 30 expositores e trará novas tendências de decoração, móveis, iluminação, revestimentos, plantas, cortinas e outros segmentos da ambientação. Peças de renomados artistas do Celeiro Espaço Criativo também estarão na feira. “Essa é a primeira feira de arquitetura e decoração do Nordeste. E este é um assunto que interessa todo mundo. O conceito de que investir na decoração da casa era algo supérfluo mudou completamente. Hoje, todas as pessoas têm interesse. O sonho da casa própria também vem com o sonho de ver seu lar ambientado, bem cuidado e organizado”, afirmou o organizador do evento, Ximenes Dantas, que é decorador e design de interiores.

O título da Unesco eleva a cidade de João Pessoa à condição de ser reconhecida por contribuir com o desenvolvimento urbano com projetos e ações que respeitam a valorização e diversidade cultural e ambiental. Através do programa João Pessoa Artesã, coordenado pela primeira-dama, Maísa Cartaxo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa estimula e reforça iniciativas que tornam a criatividade um fator determinante para o desenvolvimento local, como no caso do projeto Sereias da Penha.

Além do artesanato e arte popular, o título de Cidade Criativa da Unesco é concedido também a cidades nos segmentos: Artes Folclóricas, Música, Gastronomia, Design, Cinema, Literatura e Artes Midiáticas. “Este é mais um evento que dará vitrine aos nossos artesãos e artistas da terra. É um evento que vai impulsionar também nosso turismo e vai trabalhar a questão da Economia Criativa nos segmentos de design. Sem falar que este é um dos objetivos da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que é fazer essa integração entre os setores e impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável”, ressaltou Marianne Góes, que é a coordenadora do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco.

Outras secretarias – Além do programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, a Prefeitura Municipal de João Pessoa dará todo apoio envolvendo as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob) e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), através da Guarda Municipal, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Celeiro Espaço Criativo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes