Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Livro contando trajetória de vida de Maranhão será lançado próxima terça-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um livro contando a vida do governador José Maranhão, escrito pelo jornalista  Gonzaga Rodrigues e pela professora Ângela Bezerra de Castro, que serve como um resgate da história política do Brasil e da Paraíba nas últimas cinco décadas, será lançado na próxima terça-feira (15), no auditório do Espaço Cultura do Unipê. “José Maranhão – Uma Vida de Coerência”, conta com textos de Luiz Augusto Crispim e do secretário de Educação e Cultura, Francisco de Sales Gaudêncio, e do escritor Marcos Vinícius Vilaça, da Academia Brasileira de Letras.

Segundo a professora Ângela Bezerra de Castro, trata-se de um trabalho feito com a participação de outras pessoas que emprestaram suas colaborações, como os professores Francisco Sales Gaudêncio e Francisco Pereira, que ajudaram na pesquisa e na seleção das ilustrações.

A idéia do livro começou com uma conversa entre amigos, Gonzaga, Luiz Augusto Crispim na casa de Ângela, quando falavam da carreira política de José Maranhão, e decidiram escrever sua biografia para mostrar sua trajetória de homem público. “Ficou um trabalho de equipe, cada um encarregado de uma etapa. Ao escrever o livro tomamos esse ponto de vista de não ser elogioso. Tivemos o propósito de fazer um livro muito real. Nada aqui é irreal. Não há elogio fácil, só relatos. Só tem a reconstituição de episódios e ações da dele que possibilitou traçar o seu perfil”, explicou a autora.

“Foi para nós, e para mim, satisfatório e gratificante poder contribuir um pouco com esta história para fixar a imagem real dele, que às vezes a política distorce”, comentou Ângela. A parceria feita entre ambos para escrever o livro foi positiva, até porque eles têm feito trabalhos juntos de produção de textos.

Em abril de 2006, quando Crispim leu o texto produzido por Gonzaga e Ângela, os capítulos finais seriam elaborados mais recentemente, depois que o governador reassumiu o Governo do Estado em fevereiro deste ano, escreveu um depoimento que se encontra na “orelha” do livro, no qual afirma que José Maranhão é um predestinado, um peregrino que sabe andar em brasa viva e “que nunca se deixou faltar na vida que agora já se transforma em História”.

“Em estilo sóbrio e elegante, Gonzaga Rodrigues e Ângela Bezerra de Castro desenham o perfil irretocável do jovem precocemente atraído para a cena política, na qual se verá entalhado a golpe de coerência, de espírito público e, sobretudo, de honradez”, afirma. Acrescenta que “é um breviário de ética para as gerações futuras. Deve ser lido com a devoção de quem reza”. Já o professor Sales Gaudêncio disse que “a trajetória histórica desse homem é um marco de determinação, da coerência e da inteligência nordestina”.

O escritor Marcos Vinícius Vilaça, afirma: “De fato, embora a Paraíba seja sempre o centro de convergências da longa, profícua e coerente atividade pública de José Maranhão, o que vemos passar, quase como um filme, nesta espécie de sua fotobiografia, são cinco décadas de avanço, de recuos, de conflitos na vida política nacional, sob a égide de Getúlio democrata, seguido de Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, até a ruptura do estado de direito em 1964, a volta à democracia, chegando finalmente a nossa plena atualidade”.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel